
Documentação acumulada pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em virtude de seu valor histórico para a história da cidade a qual está circunscrito. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este recebeu intervenções técnicas de restauração. Todos os documentos tem seu caráter considerado original.
Arquivo Histórico Municipal João Spadari AdamiO grupo “DI. Dossiês Individuais” guarda entrevistas realizadas pela unidade; entrevistas transmitidas pelo rádio; palestras; coros; entre outras manifestações da oralidade regional.
Cada registro do código original foi reorganizado como um dossiê de entrevista, constituído por documentos sonoros, textuais, eletrônicos, e/ou de outros gêneros.
As entrevistas referem-se aos testemunhos de educadores de Caxias do Sul, por meio de entrevistas realizadas pelo Banco de Memória Oral, a partir do ano de 1983.
O dossiê refere-se à entrevista de João Ayrton Heller Netto com ênfase em sua história de vida e memórias do pintor Aldo Locatelli.
Constituem esse dossiê os itens:
SIN Síntese da entrevista com João Aryton Heller Netto;
TRA Transcrição da entrevista com João Aryton Heller Netto;
AUD- Áudios da entrevista com João Aryton Heller Netto.
O dossiê refere-se à entrevista com Abrelino Dal Bosco, integrando o projeto “Vozes da Terra”, em comemoração aos 120 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Constituem esse dossiê os itens:
SIN e TRA- Síntese e Transcrição da entrevista com Abrelino Dal Bosco;
AUD- Áudio da entrevista com Abrelino Dal Bosco;
FG- Fita gravada da entrevista com Abrelino Dal Bosco;
DM1- Primeiro disco de mídia da entrevista com Abrelino Dal Bosco;
DM2- Segundo disco de mídia da entrevista com Abrelino Dal Bosco.
O dossiê refere-se à entrevista de Agenor da Silva sobre sua atuação nas associações de trabalhadores e nos sindicatos em Caxias do Sul a partir da década de 1920. No relato, o entrevistado teceu considerações sobre: a greve geral dos ferroviários de Santa Maria, em 1918; a fundação da União Operária no final da década de 1920; a greve dos tanoeiros; a assembleia da União Operária no Parque Cinquentenário e a prisão dos participantes; a regulamentação dos sindicatos, a partir da Lei da Sindicalização de 1931; a criação do Esporte Clube Gaúcho e o racismo na década de 1930; o governo de Getúlio Vargas e as leis trabalhistas.
Constituem esse dossiê os itens:
BMO.01.02.002.001.SIN
BMO.01.02.002.002.TRA
Síntese e transcrição da entrevista com Agenor da Silva;
BMO.01.02.002.003.AUD-1
BMO.01.02.002.003.AUD-2
Áudios da entrevista com Agenor da Silva;
BMO.01.02.002.004.FG-1
BMO.01.02.002.004.FG-2
Fitas gravadas da entrevista com Agenor da Silva;
BMO.01.02.002.005.DM-1
BMO.01.02.002.005.DM-2
Discos de mídia da entrevista com Agenor da Silva.
O dossiê refere-se à entrevista de Alexandro Pires de Souza, com ênfase na sua história de vida e na temática LGBT. O relato evidencia os seguintes aspectos: carnaval; preconceito; arte; entre outros temas.
Constituem esse dossiê os itens:
SIN- Síntese da entrevista com Alexandro Pires de Souza;
TRA- Transcrição da entrevista com Alexandro Pires de Souza;
AUD- Áudio da entrevista com Alexandro Pires de Souza.