Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1980 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais sem especificação;
Documentos sonoros gravados em fitas magnéticas de áudio;
Documentos eletrônicos de texto, imagem, áudio e vídeo, gravados em CDs, DVDs, HD externo e servidor de dados da PMCS.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Unidade Banco de Memória Oral iniciou suas atividade em 1980 e está em constante ampliação de seu corpus documental com o registro da memória de diferentes sujeitos e comunidades por meio de entrevistas semidirigidas.
A História Oral é a metodologia de pesquisa e registro de fontes voltadas ao estudo da História, da Antropologia e das Ciências Sociais. Consiste na realização e transcrição de entrevistas com pessoas que testemunharam os acontecimentos de seu tempo ou guardam na memória narrativas herdadas de outras gerações: pais, avós ou pessoas mais velhas.
O Banco de Memória do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como primeira entrevista a história de vida da senhora Aurora Pezzi Ungaretti (1893-1997), em que as lembranças se entrelaçam à história dos primeiros imigrantes italianos e à formação da fisionomia urbana de Caxias do Sul. Mantendo a continuidade do trabalho, o setor conta com mais de mil entrevistas realizadas.
As entrevistas versam sobre diferentes temas: histórias de vida, política, educação, cultura, arte, associativismo, industrialização, sindicalismo, religião, esporte, entre outros. Os relatos também retratam a vida cotidiana, revelando valores, costumes, hábitos e a trama das relações sociais e familiares. A faixa etária dos entrevistados, oriundos de diversos segmentos sociais, se estende dos 20 aos l06 anos, o que é representativo para uma cidade que recebeu seus primeiros colonizadores em 1875. A lembrança de um passado tão recente permite a recomposição do cotidiano rural e urbano de nossa cidade.
Por trabalhar com “arquivos vivos”, o Banco de Memória oportuniza fontes históricas que, no seu conjunto, transcendem a memória individual integrando-se à memória coletiva. As narrativas complementam-se mutuamente, contribuindo para a construção de uma História Pública. Nesse sentido, a História Oral tem a sensibilidade de ouvir e reconhecer a riqueza do testemunho e, assim, pode dialogar com a historiografia oficial, com os documentos escritos; escutar a voz de diferentes sujeitos históricos para fazer a história de todos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo

FUNDO BR.RS.AHMJSA.BMO – Acervo da Unidade Banco de Memória Oral
Grupo 01. Entrevistas Temáticas
Série 01.01. Regime Civil-Militar (1964-1985)
Série 01.02. Sindicalismo
Série 01.03. Educação
Série 01.04. Projeto Vozes da Terra
Série 01.05 Gênero, sexualidade e identidades
Série 01.06 Movimento Negro
Série 01.07 Inclusão social
Série 01.08 Pandemia de Covid 19
Série 01.09 Carnaval
Grupo 02. Entrevistas Doadas
Grupo DI. Dossiês Individuais ( em processamento, sem série)
O estágio atual de organização do acervo compreende na revisão e descrição dos dossiês de entrevistas. À medida que o acervo é expandido, descrito e revisado, novos dossiês estarão disponíveis para pesquisa.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição ao acesso presencial na instituição. As transcrições de entrevistas podem ser acessadas virtualmente mediante autorização concedida por assinatura de declaração de uso.
Condiçoes de reprodução
O conteúdo das transcrições de entrevistas pode ser reproduzido como citação mediante autorização concedida por assinatura de declaração de uso e compromisso de crédito.
No que concerne aos documentos (áudios, transcrições, sínteses e imagens) disponíveis neste repositório, com o objetivo de resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
É vedada a veiculação da imagem em sítios da internet e páginas de redes sociais.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1318 e do e-mail: memoriaoral@caxias.rs.gov.br
Idioma do material
português do Brasil
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Entrevistas com boa audibilidade, excetuando algumas gravações originalmente feitas em fitas cassete que possuem ruídos característicos do suporte ou interferências de sinais de rádios locais.