Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1975 - 2024 (Acumulação)
- 1875 - 2024 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Em mensuração.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Criado em 05 de agosto de 1976, pelo Decreto Municipal nº 4047, com o objetivo de guarda e gestão da documentação oficial e privada de interesse da história local e regional. Vinculado administrativamente ao Museu Municipal e funcionando em prédio anexo ao mesmo, ambos estavam subordinados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em 1997, pela Lei Municipal nº 4704 , foi denominado Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami em homenagem ao cidadão caxiense que manteve, por muitos anos, o Centro Informativo da História Caxiense, destacando-se como pesquisador e escritor, apesar de trabalhar como barbeiro e alfaiate. Os documentos por ele recolhidos e preservados foram fundamentais para o início da formação do acervo que hoje constitui o patrimônio documental público de Caxias do Sul. Em 1998, pela Lei Municipal nº 5026, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi desvinculado administrativamente do Museu Municipal, ano em que também foi criada a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural. Essas ações representaram não só um avanço significativo para o próprio Arquivo, mas também para a preservação da memória e do patrimônio, valorizando a cultura da cidade. A instituição destacou-se por sua dinamicidade naquele período inicial, desde a participação na elaboração das primeiras leis de proteção ao patrimônio histórico-cultural, até o desenvolvimento de atividades acima das suas reais possibilidades de orçamento, seja na realização de exposições e publicações, seja na classificação e guarda dos acervos recolhidos ou doados.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como finalidade receber, guardar, preservar e dar acesso ao patrimônio documental do Município de Caxias do Sul. Composto por três unidades, Arquivo Público, Arquivos Privados e Banco de Memória Oral, a instituição também desenvolve pesquisas e publicações, divulgando seu acervo e contribuindo para o conhecimento da história do município.
Além dos fundos documentais que compõem as Unidades, a instituição mantém uma coleção especial de documentos, formada por itens provenientes de doações em caráter minoritário, ou seja, cuja dimensão não permite a criação de um fundo próprio, porém, trazem informações e registros históricos relevantes para a difusão e preservação da memória da cidade de Caxias do Sul.
A decisão está diretamente relacionada com a identificação de "Fundos Arquivísticos": conforme a Norma Brasileira de Descrição (NOBRADE), um "Fundo Arquivístico" é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência, termo que indica a entidade produtora do arquivo e constitui o princípio básico da Arquivologia, o Princípio da Proveniência, que para ser respeitado não deve ter a documentação produzida por distintos produtores, misturados.
De modo mais explícito, a classificação "Coleção" para este conjunto documental foi considerada devido à diversidade de documentos, formatos ou suportes, que não foram produzidos organicamente e/ou reunidos e utilizados por uma pessoa física, família ou instituição no exercício das suas atividades e funções.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A coleção é formada por documentos provenientes de diversas doações, feitas em nome de pessoas, famílias, entidades, associações e empresas de Caxias do Sul e região, em períodos alternados e distintos. A maior parte da documentação foi doada diretamente no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, porém, parte dela foi coletada diretamente nos locais onde estavam acondicionadas, nem sempre adequados para sua preservação e manutenção.
Essas doações foram reunidas nesta única coleção e organizadas em grupos devido a sua falta de organicidade e quantidade insuficiente para constituição de fundos próprios. Estas estão individualmente relacionadas nas descrições dos documentos relacionados, quando possível, para que seja preservada a sua procedência original.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo

Documentação acumulada pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em virtude de seu valor histórico para a história da cidade a qual está circunscrito. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este recebeu intervenções técnicas de restauração. Todos os documentos tem seu caráter considerado original.
Avaliação, seleção e eliminação
A documentação doada e/ou repassada passou por critérios de avaliação para sua preservação, sendo selecionada, catalogada, codificada e acondicionada conforme o quadro de arranjo elaborado.
Incorporações
Há previsão de incorporações, porém, não sistematizadas. A documentação doada será incorporada mediante registro do Termo de Doação e sua disponibilidade.
Sistema de arranjo
COLEÇÃO ESPECIAL BR.RS.AHMJSA.AHM – Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Grupo 01.Documentos bibliográficos (em revisão)
Grupo 02. Documentos iconográficos (em desenvolvimento)
Grupo 03. Documentos textuais (reserva técnica)
Grupo 04.Flâmulas
Grupo 05. Santinhos e lembranças de falecimento
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Os itens que integram a coleção encontram-se acessíveis, sem restrições.
Condiçoes de reprodução
A eventual disponibilização de imagens dos documentos preservados é feita mediante assinatura de Declaração de Uso de Imagens, podendo incidir cobrança de taxas, previstas em Decreto Municipal e aplicadas conforme a finalidade de uso.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; os itens documentais foram submetidos a intervenções necessárias para sua salvaguarda.
Instrumentos de descrição
Guias dos Quadros de Arranjos desta coleção especial serão disponibilizados na Base de Dados da Instituição e na plataforma de pesquisa online.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
O acervo que doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado por documentos originais.
Existência e localização de cópias
O acervo doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado, em sua totalidade, por documentos originais.
Unidades de descrição relacionadas
As demais coleções que integram este fundo documental serão integradas a este quadro de arranjo à medida que sejam finalizadas a sua adequação, normatização e organização conforme as diretrizes da NOBRADE.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124p;
Lei Nº 12.527, de 18/11/2011 (dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações).