Série 01.01.16 - Plano Diretor Urbano

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM-01-01-01.01.16

Título

Plano Diretor Urbano

Data(s)

  • 1949 - 2005 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Documentos textuais
Documentos encadernados

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

História do arquivo

A Lei Nº 2089 de 27 de dezembro de 1972 institui o Conselho Geral de Planejamento do Município como parte integrante da estrutura administrativa municipal.
Era o órgão consultivo incumbido de assessorar o Prefeito no que se referia à formulação e à implantação do Planejamento Local Integrado do Município.
Essa Lei foi revogada pela Lei Nº 2228 de 15 de julho de 1975 que designou o Conselho do Plano Diretor Urbano, responsável por assessorar o Prefeito nas questões de formulação, implantação e fiscalização do Plano Diretor Urbano da sede e dos Distritos do Município.
Em 28 de novembro de 1.978, a Lei Nº 2448 trouxe nova redação à lei anterior e seu Artigo 2º determina:
“O Conselho do Plano Diretor Urbano é órgão consultivo incumbido de assessorar ao Poder Executivo no que se refere à formulação, à reavaliação, à implantação e à fiscalização do Plano Diretor Urbano da Sede e dos Distritos do Município de Caxias do Sul.“
A Lei Nº 4728 de 23 de outubro de 1997 revoga as Leis NºS. 2.448 de 28 de novembro de 1978, 2.759 de 08 de outubro de 1982, e 4.300, de 10 de julho de 1995 e institui o Conselho do Plano Físico Urbano – CPFU como um órgão consultivo, incumbido de assessorar o Poder Executivo no que se refere à formulação, a reavaliação, a implantação e a fiscalização do Plano Físico Urbano da sede, regiões administrativas e dos distritos de Caxias do Sul.
Aprovada em 23 de novembro de 2009, a Lei Nº 7030 estabelece o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial – CONSEPLAN -órgão colegiado integrante da estrutura administrativa municipal, incumbido de assessorar o Poder Público Municipal no que se refere à implantação e à fiscalização do Plano Diretor Municipal, composto por representantes das entidades da sociedade civil e por representantes do Poder Executivo.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Plano Diretor é instrumento da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural e na oferta dos serviços públicos essenciais.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso