Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1884-2021 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais
Documentos encadernados
Documentos impressos
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Esse acervo documental registra o desenvolvimento das primeiras ações da administração municipal. Em 1890, com a criação do município e, em 1892, com a aprovação da Lei Orgânica, ficavam estabelecidas as atribuições e os serviços da administração municipal e a organização dos poderes legislativo e executivo.
Na execução das competências do serviço municipal cabia a produção dos registros documentais, que ao longo da história da administração integram fundos e grupos documentais. Alguns desses fundos de arquivos estão fechados, pelo encerramento da produção documental, outros ainda incorporam documentos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, transferido para a Unidade Arquivo Público - Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação refere-se àquela produzida pelo Executivo municipal e por órgãos e departamentos administrativos para sua assessoria e aconselhamento. Integra esse acervo, o grupo Governo com séries de documentos legais como atos normativos, leis, decretos, leis orgânicas e orçamentárias, portarias administrativas e documentos comprobatórios como os acordos e contratos comerciais, registrados durante toda história administrativa do município. Outras séries foram organizadas por sua natureza temática, compreendendo planos de governo, planos diretores e registros de divisões territoriais do município.
Outro grupo é formado pela correspondência expedida e recebida pela Secretaria do Gabinete, organizada por órgão produtor e agrupada por tema.
Os grupos Conselhos Municipais, Comissões Municipais, Consultoria Jurídica do Município e a Assessoria de Imprensa foram organizados por seu caráter de assessoria. Os documentos das Subprefeituras foram ordenados por órgão produtor, da mesma forma o grupo Serviços Especiais. Um arranjo temático foi dado ao Grupo Estatística e Recenseamento.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
01.01 Governo do Município
01.02 Secretaria do Gabinete
01.03 Conselhos Municipais
01.04 Comissões Municipais
01.05 Serviços Especiais
01.06 Subprefeituras - Distritos
01.07 Alistamento Eleitoral
01.08 Estatística e Recenseamento
01.09 Consultoria Jurídica - Procuradoria Municipal
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1318 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal: Lei Municipal 1856 de 09/06/1970.