Fundo PM - Arquivo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM

Título

Arquivo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Data(s)

  • 1883-2023 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais
Documentos encadernados
Documentos iconográficos
Documentos cartográficos

Área de contextualização

Nome do produtor

(1890-1930)

História administrativa

Nome do produtor

(1930)

História administrativa

História do arquivo

O Arquivo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul reúne o acervo permanente de documentos produzidos e acumulados pela Administração Municipal de Caxias do Sul, desde sua criação, por ato do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 20 de junho de 1890.
Para administrar provisoriamente o município, denominado Vila de Santa Thereza de Caxias, foram nomeados, em 28 de junho de 1890, os cidadãos Ernesto Marsiaj, Angelo Chitolina e Salvador Sartori. A Junta Governativa, como foi denominada provisoriamente, concentrou os Poderes Legislativo e Executivo. Em 20 de outubro de 1891, acontecia a eleição de sete conselheiros - o equivalente hoje ao cargo de vereadores - para compôr a primeira legislatura do Conselho Municipal de Caxias.
Coube então ao Conselho Municipal a gestão dos negócios públicos até a nomeação, em 5 de julho de 1892, do primeiro Intendente Municipal, Antonio Xavier da Luz. A nomeação do Intendente e a aprovação da primeira Lei Orgânica do Município, em 12 de outubro de 1892, formalizava a organização dos serviços públicos do município.
Nesse acervo aparecem dois produtores de documentos: a Intendência Municipal de Caxias (1892-1930) e, após 1930, a Prefeitura Municipal, denominações diferentes para o Executivo Municipal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso