Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1913 - 2012 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos audiovisuais
Documentos fotográficos
Documentos iconográficos
Documentos textuais
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
As imagens fotográficas, reproduzidas em relatórios administrativos dos intendentes de Caxias do Sul, nas décadas de 1910 e 1920, ilustravam as ações administrativas e testemunhavam os fatos e relatos. Apesar da inexistência de fotógrafos nos quadros de pessoal da Intendência, as imagens fotográficas foram produzidas para documentar obras e ações executadas pelo Município. Os autores das imagens eram contratados pela administração municipal para aquele propósito.
No período anterior a 1970, os documentos fotográficos e audiovisuais registravam eventos, solenidades e obras importantes, mas não acompanhavam deliberadamente a sucessão de gestões municipais.
A atividade de produzir imagens fotográficas para documentar ações administrativas, passou a ser atribuição da Assessoria de Imprensa, a partir da aprovação da Lei Municipal n° 1.856 de 09 de junho de 1970, que tratou da Reforma Administrativa e da criação da Assessoria de Imprensa, junto ao Gabinete do Prefeito.
Os documentos fotográficos produzidos após a criação da Assessoria, foram gerados e acumulados em suporte analógico e digital. A maior série de imagens em suporte analógico, repassadas ao Arquivo Histórico, é constituída de negativos flexíveis em 35 mm e, em menor número, documentos em positivo. Somente a partir de 2003, o suporte original das imagens fotográficas geradas pela Assessoria de Imprensa passa a ser digital.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Este grupo é formado pela série Divulgação, com as notas oficiais, correspondência expedida e recebida e programa radiofônico: O Prefeito Responde ao Povo, e pela série Registros Fotográficos
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
É vedada a veiculação da imagem em sítios da internet e páginas de redes sociais.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1318 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br