Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1913 - 2012 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais:
Zona do contexto
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
As imagens fotográficas, reproduzidas em relatórios administrativos dos intendentes de Caxias do Sul, desde a década de 1910 a 1920, ilustravam as ações administrativas e testemunhavam os fatos e relatos. Apesar da inexistência de fotógrafos nos quadros de pessoal da Intendência as imagens fotográficas foram produzidas para documentar obras e ações executadas pelo Município, os autores das imagens, eram contratados pela administração municipal para aquele propósito. No período anterior a 1970, os documentos fotográficos e audiovisuais registravam eventos, solenidades e obras importantes, mas não acompanhavam deliberadamente a sucessão de gestões municipais.
A atividade de produzir imagens fotográficas para documentar ações administrativas, passou a ser atribuição da Assessoria de Imprensa, a partir da aprovação da Lei Municipal n° 1.856 de 09 de junho de 1970, que tratou da Reforma Administrativa e da criação da Assessoria de Imprensa, junto ao Gabinete do Prefeito.
Os documentos fotográficos produzidos após a criação da Assessoria, foram gerados e acumulados em suporte analógico e digital. A maior série das imagens em suporte analógico, repassadas ao Arquivo Histórico, é constituída de negativos flexíveis em 35 mm e, em menor número, documentos em positivo. Somente a partir de 2003, o suporte original das imagens fotográficas geradas pela Assessoria de Imprensa passa a ser digital. A aquisição de máquina fotográfica digital interrompou a produção de negativos analógicos e, a imagem original gerada passa a ser digital.
A série descrita nesse guia é formada pelas imagens em suporte analógico de filmes de negativos em 35mm que, inicia em 1982 e, segue sem interrupções, até 2003. A quantidade de 80 mil fotogramas ou imagens fotográficas. Porém, a classificação, a recuperação de informações e a disponibilização desse acervo ao produtor e ao usuário sempre foram dificultadas pelo seu suporte original - negativos flexíveis de 35 mm.