Mostrando 287 resultados

Registro de autoridade
Zulmiro Lino Lermen
BR RS AHMJSA · Pessoa · n. 14/09/1917 - f. 10/10/1997

Zulmiro Lino Lermen nasceu em 14 de setembro de 1917, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (Brasil), filho de Francisco Lermen, nascido em Saarbrücken na Alemanha, e de Elisa Lermen. Seu pai era proprietário de uma cervejaria, de uma olaria e do Moinho Francisco Lermen & Cia Salomoni, no início do século XX. O entrevistado estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo de Caxias e nos Seminários de São Leopoldo e de Veranópolis (RS). Complementou os estudos com a Faculdade de Línguas Anglo-germânicas em Porto Alegre (RS) e, posteriormente, em Línguas Neolatinas. Lecionou na Escola Normal Duque de Caxias e no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul. Casou-se com Iracema Setti, com quem teve duas filhas e um filho. Foi escritor, tradutor, pesquisador e professor de Literatura, Latim e Língua Inglesa. Publicou mais de vinte obras, que vão desde poemas a dicionários de língua estrangeira. Um dos primeiros livros publicados foi “A Missa Negra”, lançado em 1948 e logo recolhido das livrarias por ordem do Arcebispo de Porto Alegre Vicente Scherer. Foi Membro da Academia Caxiense de Letras, tendo colaborado para a sua criação em 1962. Entre os anos de 1967 e 1968, publicou no Jornal Pioneiro o poema épico Gaú-chê-rama-ura, que narra a história do Rio Grande do Sul. O poema foi descoberto através de pesquisa do Jornal Pioneiro, que se colocou à disposição para publicá-lo. Posteriormente, em contado com a família, tomou-se conhecimento do manuscrito original, que difere da versão publicada que contemplou 180 estrofes, enquanto a do manuscrito é composta de 779 estrofes. Lermen é pouco conhecido na literatura sul-rio-grandense, o que se verifica pela quase escassez de informações sobre o escritor e a obra. Em 1991, foi homenageado como patrono da VIII Feira do Livro de Caxias do Sul. Lermen faleceu em dez de outubro de 1997.

Zilca Rossi Montanari
BR RS AHMJSA · Pessoa · n. 05/05/1923 - f. ?

Zilca Rossi Montanari nasceu em 05 de maio de 1923, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (Brasil). Filha de Henrique Rossi e de Ernesta Storchi Rossi, imigrantes provenientes de Mântua, Itália. Estudou no Colégio Elementar José Bonifácio e na Escola Normal Duque de Caxias. Em 1943, cursou Educação Física na Escola Superior de Educação Física (ESEF) em Porto Alegre (RS). Iniciou o magistério em Lagoa Vermelha (RS). Lecionou no Grupo Escolar José de Alencar em São Francisco de Paula (RS). Transferida para Caxias do Sul, foi professora no Grupo Escolar do Burgo (atual Escola Estadual de Ensino Fundamental Ivanyr Euclínia Marchioro). Lecionou no Grupo Escolar Emílio Meyer, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Penna de Moraes e na Escola Normal Duque de Caxias. Trabalhou no Colégio São Carlos após a aposentadoria.

Zila Turra Pieruccini
Pessoa · n. 1936 - f. 2023

Zila Turra Pieruccini (1936-2023) natural de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (Brasil), filha de João Turra e de Eugênia Vidor. Em meados da década de 1950, formou-se em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Casou-se com Ângelo José Pieruccini. Foi rainha do Recreio da Juventude em 1957 e da Festa da Uva em 1958.
Fonte: informações obtidas na entrevista e em pesquisa realizada pela Unidade.

Zila Turra Pieruccini

Zila Turra Pieruccini nasceu em 02 de junho de 1936, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (Brasil), filha de João Turra e de Eugênia Vidor. Em meados da década de 1950, formou-se em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). A entrevistada casou-se com Ângelo José Pieruccini. Foi rainha do Recreio da Juventude em 1957 e da Festa da Uva em 1958.

Yan Scherer
Pessoa · n. 13/09/1994

Yan Sherer nasceu no dia treze de setembro de 1994 em Tapera, Rio Grande do Sul (Brasil), filha de Norberto Scherer e Dinamara Anastácia Scherer. Mulher trans, atriz, influenciadora digital, educadora social, palestrante, dentre outras atividades artísticas. Apresentadora do evento Marcha do Orgulho Trans em Caxias do Sul, Miss Rio Grande do Sul Diversidade em 2019 a 2021 e Embaixadora da Diversidade do Rio Grande do Sul em 2021 a 2022. Trabalhou como vendedora em boutiques de Caxias do Sul, no Instituto Mix e Shultz, sendo estas duas empresas, a primeira mulher trans contratada. Trabalha na Ong Construindo a Igualdade, idealizada por Cleonice Félix Araújo, primeira vereadora trans suplente de Caxias do Sul. Fonte: informações obtidas na entrevista e em pesquisa realizada pela Unidade.

Valter Romeu Casara
BR RS AHMJSA · Pessoa · n.25/08/1933

Nasceu em 25 de agosto de 1933, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Filho de Frederico Casara, um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na cidade, e de Leonilda Garbim Casara. Estudou no Colégio São Carlos e no Colégio Nossa Senhora do Carmo, onde realizou o ensino primário e o ginásio. Em 1958, graduou-se na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre (RS). Possui especialização em Administração Geral pela Universidade de Caxias do Sul(1998). Em 1959, ingressou na Universidade de Caxias do Sul (UCS) como professor do curso de Ciências Políticas e Econômicas. Foi diretor administrativo e financeiro da Metalúrgica Gazola S. A. Em 1992, deixou a função de diretor e passou a atuar como membro do Conselho de Administração da empresa. Após o Golpe Civil Militar de 1964, foi preso sem razão aparente ainda no mês de abril e enviado a Porto Alegre, onde permaneceu detido por dez dias. Ao retornar a Caxias, foi obrigado a assinar um controle de presença diariamente no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante um ano.
Informações extraídas da entrevista e do Currículo Lattes.