Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1877 - 1884 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 49
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Correspondência recebida pela Diretoria da Colônia Caxias da Inspetoria Geral das Terras e Colonização do Rio de Janeiro.
Nesta série está reunida a correspondência entre a Comissão de Terras e Medição dos Lotes de Caxias com a Inspetoria Geral de Terras e Colonização.
A Inspetoria Geral de Terras e Colonização, criada pelo decreto n. 6129 de 23 de fevereiro de 1876, constituía um departamento subordinado ao Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, sediada no Rio de Janeiro. Formada pela fusão do Registro Geral das Terras Públicas e Possuídas e da Agência Oficial de Colonização, tinha como principais competências, estabelecidas pelo decreto n. 603, de 26 de julho de 1890, a extremação das terras de domínio público e particular, a demarcação, divisão e registro das terras devolutas, a legitimação de posses, concessões e sesmarias, além da fiscalização e direção de todos os serviços atinentes à emigração e colonização. Sua denominação é transformada pela lei n. 126-B, de 21 de novembro de 1892, em Agência Central de Imigração, passando a tratar exclusivamente da recepção, agasalho e transporte de imigrantes. É extinta pela lei n. 420, de 10 de dezembro de 1896.