Grupo 05 - Santinhos e lembranças de falecimento

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Área de identificação

Código de referência

BR RS AHMJSA AHM-05

Título

Santinhos e lembranças de falecimento

Data(s)

  • 1975-2024 (Acumulação)
  • 1900-2000 (Produção)

Nível de descrição

Grupo

Dimensão e suporte

4.531 (quatro mil, quinhentos e trinta e um) documentos textuais

Área de contextualização

Nome do produtor

(05 de agosto de 1976 a [atual])

História do arquivo

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como finalidade receber, guardar, preservar e dar acesso ao patrimônio documental do Município de Caxias do Sul, RS. Composto por três unidades, Arquivo Público, Arquivos Privados e Banco de Memória Oral, a instituição também desenvolve pesquisas e publicações, divulgando seu acervo e contribuindo para o conhecimento da história do município.
Além dos fundos documentais que compõem as Unidades, a instituição mantém uma coleção especial de documentos, formada por itens provenientes de doações em caráter minoritário, ou seja, cuja dimensão não permite a criação de um fundo próprio, porém, trazem informações e registros históricos relevantes para a difusão e preservação da memória da cidade de Caxias do Sul, RS.
A decisão está diretamente relacionada com a identificação de "Fundos Arquivísticos": conforme a Norma Brasileira de Descrição (NOBRADE), um "Fundo Arquivístico" é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência, termo que indica a entidade produtora do arquivo e constitui o princípio básico da Arquivologia, o Princípio da Proveniência, que para ser respeitado não deve ter a documentação produzida por distintos produtores, misturados.
De modo mais explícito, a classificação "Coleção" para este conjunto documental foi considerada devido a diversidade de documentos, formatos ou suportes, que não foram produzidos organicamente e/ou reunidos e utilizados por uma pessoa física, família ou instituição no exercício das suas atividades e funções.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Este grupo é formado por doações realizadas em períodos alternados e distintos, não sendo possível a identificação dos doadores em virtude de sua organização, modificada inúmeras vezes, sem fazer-se referência às diversas procedências.
Ele foi organizado desta forma devido a sua falta de organicidade e quantidade insuficiente para constituição de fundos próprios.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

AHMJSA_Santinhos

Documentação acumulada pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em virtude de seu valor histórico para a história da cidade a qual está circunscrito. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este recebeu intervenções técnicas de restauração. Todos os documentos tem seu caráter considerado original.

Avaliação, seleção e eliminação

A documentação doada passou por critérios de avaliação para sua preservação, sendo selecionada, catalogada, codificada e acondicionada em caráter definitivo conforme o quadro de arranjo elaborado.

Incorporações

Não há previsão de incorporações.

Sistema de arranjo

ARQUIVO BR.RS.AHMJSA.AHM – Coleção Especial Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Grupo 01. Coleção de documentos bilbiográficos (em revisão)

Grupo 02. Coleção iconográfica (em desenvolvimento)

Grupo 03. Coleção textual (reserva técnica)

Grupo 04. Coleção de flâmulas

Grupo 05. Santinhos e lembranças de falecimento

Série 05.01. Lembranças

Subsérie 05.01.01. Cidade e Festividades
Subsérie 05.01.01. Aniversário
Subsérie 05.01.02. Batizado e Nascimento
Subsérie 05.01.03. Bênção Religiosa
Subsérie 05.01.04. Bodas e Casamento
Subsérie 05.01.05. Congressos
Subsérie 05.01.06. Consagração Religiosa
Subsérie 05.01.07. Entronização
Subsérie 05.01.08. Festas
Subsérie 05.01.09. Formatura
Subsérie 05.01.10. Inauguração
Subsérie 05.01.11. Missas
Subsérie 05.01.12. Missões
Subsérie 05.01.13.Igrejas, Capelas e Paróquias
Subsérie 05.01.14. Ordenação Sacerdotal, Sagração Episcopal e Profissão Religiosa/Perpétua
Subsérie 05.01.15. Páscoa
Subsérie 05.01.16. Primeira Comunhão
Subsérie 05.01.17. Retiros
Subsérie 05.01.18. Tríduos
Subsérie 05.01.19. Lembranças de Falecimento
Subsérie 05.01.20. Fim de Ano
Subsérie 05.01.21. Apostolado da Oração
Subsérie 05.01.22. Homenagem
Subsérie 05.01.23. Calendários Eclesiásticos
Subsérie 05.01.24. Comemoração Dia das Mães
Subsérie 05.01.25. Publicidade

Série 05.02. Orações e novenas

Subsérie 05.02.01.Orações
Subsérie 05.02.02.Novenas

Série 05.03. Livretos

Subsérie 05.03.01.Livretos de Orações

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Os itens que integram a coleção encontram-se acessíveis, sem restrições.

Condiçoes de reprodução

A eventual disponibilização de imagens dos documentos preservados é feita mediante assinatura de Declaração de Uso de Imagens, podendo incidir cobrança de taxas, previstas em Decreto Municipal e aplicadas conforme a finalidade de uso.

Idioma do material

  • alemão

  • espanhol

  • francês

  • italiano

  • latim

  • português do Brasil

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; os itens documentais foram submetidos a intervenções necessárias para sua salvaguarda (retirada de grampos, fitas e arames).

    Instrumentos de descrição

    Guias dos Quadros de Arranjos desta coleção especial serão disponibilizados na Base de Dados da Instituição e na plataforma de pesquisa online.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    O acervo que foi doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado por documentos originais.

    Existência e localização de cópias

    O acervo que foi doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado, em sua totalidade, por documentos originais.

    Unidades de descrição relacionadas

    As demais coleções que integram esta coleção especial serão integradas a este quadro de arranjo a medida que sejam finalizadas a sua adequação, normatização e organização conforme as diretrizes da NOBRADE.

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    BR.RS.AHMJSA.AHM.05

    Identificador da entidade custodiadora

    BR.RS.AHMJSA

    Regras ou convenções utilizadas

    Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124p;
    Lei Nº 12.527, de 18/11/2011 (dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações).

    Estado atual

    Revisado

    Nível de detalhamento

    Parcial

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Criação: 14/01/2019 a 31/01/2019; 01/06/2021 a 27/01/2022, por Clarissa Rossi.
    Revisão: Junho de 2024, por Catiuscia Xavier.

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Objeto digital (Mestre) área de direitos

        Objeto digital (Referência) área de direitos

        Objeto digital (Miniatura) área de direitos

        Área de ingresso