Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2016-2024 (Acumulação)
- 1950-1971 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
183 (cento e oitenta e três) documentos iconográficos
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como finalidade receber, guardar, preservar e dar acesso ao patrimônio documental do Município de Caxias do Sul. Composto por três unidades, Arquivo Público, Arquivos Privados e Banco de Memória Oral, a instituição também desenvolve pesquisas e publicações, divulgando seu acervo e contribuindo para o conhecimento da história do município.
Além dos fundos documentais que compõem as Unidades, a instituição mantém uma coleção especial de documentos, formada por itens provenientes de doações em caráter minoritário, ou seja, cuja dimensão não permite a criação de um fundo próprio, porém, trazem informações e registros históricos relevantes para a difusão e preservação da memória da cidade de Caxias do Sul.
A decisão está diretamente relacionada com a identificação de "Fundos Arquivísticos": conforme a Norma Brasileira de Descrição (NOBRADE), um "Fundo Arquivístico" é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência, termo que indica a entidade produtora do arquivo e constitui o princípio básico da Arquivologia, o Princípio da Proveniência, que para ser respeitado não deve ter a documentação produzida por distintos produtores, misturados.
De modo mais explícito, a classificação "Coleção" para este conjunto documental foi considerada devido à diversidade de documentos, formatos ou suportes, que não foram produzidos organicamente e/ou reunidos e utilizados por uma pessoa física, família ou instituição no exercício das suas atividades e funções.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Este grupo é formado por documentos provenientes de um repasse do Museu Municipal de Caxias do Sul, realizado em 2016. A coleção de flâmulas foi abandonada na porta de acesso da instituição e, em virtude disso, não se tem conhecimento sobre sua origem.
Ele foi organizado desta forma devido à sua falta de organicidade e quantidade insuficiente para constituição de fundos próprios.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo

Documentação acumulada pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em virtude de seu valor histórico para a história da cidade a qual está circunscrito. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este recebeu intervenções técnicas de restauração. Todos os documentos documentos tem seu caráter considerado original.
Avaliação, seleção e eliminação
A documentação repassada passou por critérios de avaliação para sua preservação, sendo selecionada, catalogada, codificada e acondicionada conforme o quadro de arranjo elaborado.
Incorporações
Não há previsão de incorporações.
Sistema de arranjo
ARQUIVO BR.RS.AHMJSA.AHM – Coleção Especial Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Grupo 01. Coleção de documentos bilbiográficos (em revisão)
Grupo 02. Coleção iconográfica (em desenvolvimento)
Grupo 03. Coleção textual (reserva técnica)
Grupo 04. Coleção de flâmulas
Série 04.01. Caxias do Sul
Subsérie 04.01.01. Cidade e Festividades
Subsérie 04.01.02. Comércio/Produtos e Serviços
Subsérie 04.01.03. Educação e Cultura
Subsérie 04.01.04. Esporte e Lazer
Subsérie 04.01.05. Fim de Ano
Subsérie 04.01.06. Militar
Subsérie 04.01.07. Política
Subsérie 04.01.08. Religioso
Subsérie 04.01.09. Sindicado
Série 04.02. Região Sul
Subsérie 04.02.01. Comércio/Produtos e Serviços
Subsérie 04.02.02. Educação e Cultura
Subsérie 04.02.03. Esporte e Lazer
Subsérie 04.02.04. Instituição Bancária
Subsérie 04.02.05. Militar
Subsérie 04.02.06. Religioso
Subsérie 04.02.07. Sindicatos
Série 04.03. Brasil
Subsérie 04.03.01. Comércio/Produtos e Serviços
Subsérie 04.03.02. Educação e Cultura
Subsérie 04.03.03. Esporte e Lazer
Subsérie 04.03.04. Militar
Subsérie 04.03.05. Política
Subsérie 04.03.06. Sindicato
Série 04.04. América Latina
Subsérie 04.04.01. Educação e Cultura
Subsérie 04.04.02. Política
Subsérie 04.04.03. Sindicato
Série 04.05. Mundo
Subsérie 04.05.01. Sindicato
Grupo 05. Coleção de santinhos e lembranças de falecimento
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Os itens que integram a coleção encontram-se acessíveis, sem restrições.
Condiçoes de reprodução
A eventual disponibilização de imagens dos documentos preservados é feita mediante assinatura de Declaração de Uso de Imagens, podendo incidir cobrança de taxas, previstas em Decreto Municipal e aplicadas conforme a finalidade de uso.
Idioma do material
espanhol
português do Brasil
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; os itens documentais foram submetidos a intervenções necessárias para sua salvaguarda (retirada de arames e barbantes, planificação).
Instrumentos de descrição
Guias dos Quadros de Arranjos desta coleção especial serão disponibilizados na Base de Dados da Instituição e na plataforma de pesquisa online.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
O acervo repassado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado por documentos originais.
Existência e localização de cópias
O acervo repassado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado, em sua totalidade, por documentos originais.
Unidades de descrição relacionadas
As demais coleções que integram esta coleção especial serão integradas a este quadro de arranjo à medida que sejam finalizadas a sua adequação, normatização e organização conforme as diretrizes da NOBRADE.
Área de notas
Nota
Acervo com documentos, em sua maioria, em bom estado de conservação.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124p;
Lei Nº 12.527, de 18/11/2011 (dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações).
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Autor da descrição da coleção: Carla Josiane Born da Silva.
Criação: 03/12/2018 à 18/12/2019
Revisão e processamento técnico: Carla Josiane Born da Silva e Catiuscia Xavier.
Revisão: 10/06/2024.
Idioma(s)
português do Brasil
