Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 18/01/1996 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
01 (uma) fita cassete, 02 (dois) DVDs, 01 (um) documento eletrônico de áudio, 02 (dois) documentos eletrônicos de texto
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Alice Gasperin nasceu no ano de 1906 em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul (Brasil). Iniciou sua trajetória profissional como educadora na década de 1920 até meados dos anos 1960. Foi professora municipal desde os quatorze anos na região de Barracão, onde lecionou por vinte e quatro anos. Posteriormente, atuou como professora do Grupo Escolar Farroupilha. Sempre buscou aperfeiçoamento com leituras e cursos de atualização, além de ser uma estudiosa da imigração italiana, produzindo memórias autobiográficas e de sua comunidade. O primeiro livro, publicado em 1984 aos 78 anos de idade, foi “Vão Simbora: relatos de imigrantes italianos da Colônia Princesa Dona Isabel”, um registro de suas memórias, passando pelos avós imigrantes, pelos pais, pela comunidade e pela vida escolar. Em 1980, publicou o segundo livro, “Farroupilha: ex-colônia particular Sertorina” e aos 94 anos publicou “Ricordi della Colonia - Lembranças da Colônia”, escrito em dialeto. Alice Gasperin ocupou a cadeira número 7 da Academia Caxiense de Letras (ABL). Em 1990, foi convidada para ser a patrona da VII Feira do Livro de Caxias do Sul e, em 1996, recebeu o Título de Cidadã Caxiense. Faleceu em 2002.
Nombre del productor
Historia administrativa
A Unidade Banco de Memória Oral iniciou suas atividade em 1980 e está em constante ampliação de seu corpus documental com o registro da memória de diferentes sujeitos e comunidades por meio de entrevistas semidirigidas.
A História Oral é a metodologia de pesquisa e registro de fontes voltadas ao estudo da História, da Antropologia e das Ciências Sociais. Consiste na realização e transcrição de entrevistas com pessoas que testemunharam os acontecimentos de seu tempo ou guardam na memória narrativas herdadas de outras gerações: pais, avós ou pessoas mais velhas.
O Banco de Memória do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como primeira entrevista a história de vida da senhora Aurora Pezzi Ungaretti (1893-1997), em que as lembranças se entrelaçam à história dos primeiros imigrantes italianos e à formação da fisionomia urbana de Caxias do Sul. Mantendo a continuidade do trabalho, o setor conta com mais de mil entrevistas realizadas.
As entrevistas versam sobre diferentes temas: histórias de vida, política, educação, cultura, arte, associativismo, industrialização, sindicalismo, religião, esporte, entre outros. Os relatos também retratam a vida cotidiana, revelando valores, costumes, hábitos e a trama das relações sociais e familiares. A faixa etária dos entrevistados, oriundos de diversos segmentos sociais, se estende dos 20 aos l06 anos, o que é representativo para uma cidade que recebeu seus primeiros colonizadores em 1875. A lembrança de um passado tão recente permite a recomposição do cotidiano rural e urbano de nossa cidade.
Por trabalhar com “arquivos vivos”, o Banco de Memória oportuniza fontes históricas que, no seu conjunto, transcendem a memória individual integrando-se à memória coletiva. As narrativas complementam-se mutuamente, contribuindo para a construção de uma História Pública. Nesse sentido, a História Oral tem a sensibilidade de ouvir e reconhecer a riqueza do testemunho e, assim, pode dialogar com a historiografia oficial, com os documentos escritos; escutar a voz de diferentes sujeitos históricos para fazer a história de todos.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O dossiê refere-se à entrevista de Alice Gasperin sobre o ensino na década de 1910 e sua atuação como professora. Seu relato evidencia os seguintes aspectos: o incentivo da mãe aos estudos, a vida escolar, a admissão como professora municipal aos quatorze anos, a busca por aperfeiçoamento, entre outros temas.
Constituem esse dossiê os itens:
SIN e TRA- Síntese e transcrição da entrevista com Alice Gasperin;
AUD- Áudio da entrevista com Alice Gasperin;
FG- Fita gravada da entrevista com Alice Gasperin;
DM1 e DM2- Discos de mídia da entrevista com Alice Gasperin.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Audibilidade boa
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Tempo de duração da entrevista: 56 minutos
Notas
Pesquisa e roteiro: Sônia Storchi Fries; Entrevista: Sônia Storchi Fries; Susana Storchi Grigoletto; Transcrição: Sônia Storchi Fries, junho de 1996; Revisão: Sônia Storchi Fries, 16 de dezembro 2010; Revisão: Fabiana Zanandrea, julho de 2019
Notas
O depoimento integrou os projetos "Vozes da Terra", desenvolvido em parceria com a rádio São Francisco e o jornal Correio Riograndense por ocasião dos 120 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul, e o Projeto "A Voz da Memória - o passado preservado na tecnologia digital."
Notas
Código da entrevista na base de dados ABCD: FG 195
Notas
A transcrição desta entrevista está disponibilizada na íntegra, pois faz parte do Projeto Vozes da Terra, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.