Subfundo 12 - Abastecimento Público

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM-12

Título

Abastecimento Público

Data(s)

  • 1936 - 1995 (Produção)

Nível de descrição

Subfundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais

Área de contextualização

Nome do produtor

(1930)

História administrativa

História do arquivo

A Subcomissão de Tabelamento e Controle de Preços do Município de Caxias foi criada em 1936 para controle dos reajustes dos preços da carne, do leite e do pão. Em 1944, passou a denominar-se Comissão Municipal de Abastecimento de Preços e ficou subordinada à Coordenação de Mobilização Econômica, ligada à Presidência da República e à Comissão de Abastecimento do Estado do RS (CAERGS) de 1944-1946. Após essa data, ficou subordinada à Comissão Estadual de Abastecimento e Preços (CEAP).
A venda dos produtos ocorria em antigos armazéns que foram instituídos sob a orientação da Comissão Municipal de Abastecimento de Preços, dentro da autorização concedida pela Lei Federal Nº 1522 de 26 de dezembro de 1951, que indicava a intervenção do Poder Público no domínio econômico, a fim de assegurar a distribuição de mercadorias e serviços essenciais ao consumo da população. Assim, a Prefeitura regularizou a situação dos Armazéns Populares e tomou providências no sentido de minorar o custo de vida. Promoveu a compra de gêneros alimentícios de primeira necessidade, diretamente nas fontes de produção, para revenda pelo preço de custo aos consumidores, conforme a Lei Municipal Nº 454 de 18 de agosto de 1952.
O Jornal Pioneiro de 13 de junho de 1953 noticiou que o Prefeito Euclides Triches atendeu ao pedido dos moradores do então distrito de Ana Rech e determinou a instalação de um “Armazém da Prefeitura”, ficando a rede com cinco Armazéns Populares, além de quatro açougues.
A partir de janeiro de 1956, a venda foi aberta a todos consumidores que procurassem, aumentando sua linha de produtos e iniciando sua expansão em número de unidades. Ao longo do tempo, os armazéns foram sendo instalados em todos os bairros, centro e distritos, chegando ao número de 50 armazéns.
Na administração do Prefeito Armando Biazus, pela Lei Municipal nº 1070 de 03 de julho de 1961, foi criada a Farmácia Popular Municipal, pertencente ao sistema de Armazéns Populares, com economia e administração próprias. A Farmácia destinava-se à venda de remédios e produtos congêneres, a preços mais reduzidos que os demais estabelecimentos do ramo. A Lei nº 1466 de 30 de dezembro de 1965 extinguiu a Farmácia Popular Municipal e autorizou o Poder Executivo a constituir uma Sociedade Anônima, sob a denominação de Drogaria Popular S/A.
A Lei Municipal n. 1.072 de 23 de agosto de 1961 autorizou o Poder Executivo a constituir uma Sociedade Anônima, sob a denominação de Usinas Caxienses de Leite S/A – UCAL- destinadas à usinagem e pasteurização de leite no município.
O Departamento Municipal de Abastecimento Público - DMAP, foi criado conforme Lei Nº 1489 de 24 de março de 1966 para funcionamento como entidade autárquica, com o objetivo de facilitar o fornecimento de produtos considerados de primeira necessidade, sem o intuito de lucro e a preços acessíveis ao consumo coletivo.
O DMAP tinha por competência, planejar, executar e fiscalizar todos os serviços concernentes ao fornecimento de produtos essenciais e sua venda. A Lei previa que o cargo de Diretor Geral seria exercido por pessoa escolhida pelo Prefeito e que o Departamento determinaria, com a concordância do Prefeito, o estabelecimento de Armazéns Populares Municipais, Açougues Populares Municipais, Padarias Populares Municipais, Livrarias Populares Municipais e Drogarias, podendo abrir casas em qualquer ponto considerado ao regular suprimento dos bens essenciais à vida da coletividade.
Em dezembro de 1973, segundo relatório da direção do DMAP, o quadro de funcionários era formado por 134 pessoas e já existiam 50 armazéns. A administração central e o almoxarifado do DMAP ficavam em um conjunto de edificações no Bairro Cruzeiro.
No início da década de 1980 foram realizados estudos sobre a situação global do DMAP, apontando aspectos da continuidade e da extinção, pois as atividades estavam gerando uma situação econômico financeira com altos déficits à Municipalidade. Na administração do Prefeito Victorio Trez, pela Lei nº 3211 de 23 de dezembro de 1987, o DMAP foi extinto. No encerramento das atividades estavam em funcionamento 18 armazéns.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, transferido para a Unidade Arquivo Público - Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Os documentos do Subfundos 12 - Abastecimento Público foram classificados em três grupos, conforme legislação e denominação dos responsáveis pelo serviço.
Grupo 01 - Subcomissão de Tabelamento e Controle de Preços
Grupo 02 - Comissão Municipal de Abastecimento de Preços
Grupo 03 - Departamento Municipal de Abastecimento Público

Os acervos documentais referentes à criação dos Armazéns Populares, da Farmácia Popular e das Usinas de Leite estão inseridos em Séries do Grupo 02, tendo em vista que foram estabelecimentos instituídos no período em que a venda dos produtos estava sob orientação da Comissão Municipal de Abastecimento de Preços.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso