Subsérie 01 - Solenidades

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM-07-05-01-01

Título

Solenidades

Data(s)

  • 1925-1959 (Produção)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão e suporte

Documentos textuais

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

História do arquivo

Em 1921, durante a administração do Intendente José Penna de Moraes (1912-1924), a população de Caxias era abastecida de água por uma pequena represa. Durante esta gestão foi construída a primeira represa da cidade. A pequena hidráulica, como era chamada, aproveitava quatro vertentes, situadas onde hoje se localiza o Parque Getúlio Vargas, conhecido como Parque dos Macaquinhos. As nascentes da pequena represa, no entanto, não eram suficientes. Penna de Moraes propôs, então, o início aos estudos que visavam o aproveitamento dos recursos hídricos do Arroio Dal Bó. A bacia oferecia um volume de 32 litros de água por segundo em período de seca. Nela estava a solução para o abastecimento de água de Caxias do Sul. Este sistema poderia abastecer duas vezes mais o número de habitantes.
O estudo de aproveitamento do arroio Dal Bó, foi concluído e, em 1925, na administração de Celeste Gobbato (1924-1928). Em novembro de 1928, entrava em operação o Sistema Dal Bó, inicialmente abastecido pela represa São Miguel e com água tratada na Hidráulica Municipal Dr. Borges de Medeiros.
Dante Marcucci (1935-1947), para garantir a demanda da cidade, ampliou a represa São Miguel e construiu a represa São Pedro, em 1943. Durante a administração de Hermes Webber, entre 1952 e 1955, o Sistema Dal Bó, recebia nova ampliação com a construção da represa São Paulo. A cidade continuou a crescer gradativamente e o Sistema Dal Bó tornou-se insuficiente. O problema da água era alarmante, as estiagens eram frequentes devido ao aumento da população, demandava maior consumo de água. Em 1963, iniciaram os estudos que visavam o aproveitamento do manancial do Arroio da Maestra. Naquele mesmo ano, era criado o Departamento Municipal de Abastecimento Público com a finalidade de administrar melhor o saneamento da cidade que se tornou autônomo. Em 05 de janeiro de 1966 era criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, uma autarquia encarregada do serviço de abastecimento de água e esgoto do município de Caxias do Sul.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Ata do lançamento da pedra fundamental da Hidráulica Municipal de Caxias.
Data: 14 de dezembro de 1925.
Em anexo: Carta para Celeste Gobbato, dando esclarecimentos sobre a aprovação do projeto da hidráulica municipal. Porto Alegre, 07/12/1925.

Convites expedidos pela Prefeitura Municipal de Caxias para inauguração da Represa São Pedro, ampliação da Barragem Dal'Bó.
Data: Novembro de 1943
Total de doc.: 16

Protocolo e Discurso proferido por Rubem Bento Alves, Prefeito Municipal de Caxias do Sul, na inauguração da ampliação e melhoramentos da Hidráulica Municipal.
Data: 22 de janeiro de 1959
Convites expedidos pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para a inauguração da ampliação da Hidráulica Municipal.
Data: 22 de janeiro de 1959
Total de doc.: 04

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      INFORMAÇÕES sobre saneamento e abastecimento de água em Caxias:
      Relatório apresentado pelo Intendente Municipal José Penna de Moraes ao Conselho Municipal em 1923, referente ao período de sua administração 1921 a 1923. p. 41-43.
      Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1928, referente ao período de sua administração 1924 a 1925. p. 166-175.
      Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1926, referente ao período de sua administração 1926. p. 43-45.
      Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1927, referente ao período de sua administração 1927. p. 71-102.
      Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1928, referente ao período de sua administração 1924 a 1928. p. 50-90.

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso