Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1925-1959 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 1921, durante a administração do Intendente José Penna de Moraes (1912-1924), a população de Caxias era abastecida de água por uma pequena represa. Durante esta gestão foi construída a primeira represa da cidade. A pequena hidráulica, como era chamada, aproveitava quatro vertentes, situadas onde hoje se localiza o Parque Getúlio Vargas, conhecido como Parque dos Macaquinhos. As nascentes da pequena represa, no entanto, não eram suficientes. Penna de Moraes propôs, então, o início aos estudos que visavam o aproveitamento dos recursos hídricos do Arroio Dal Bó. A bacia oferecia um volume de 32 litros de água por segundo em período de seca. Nela estava a solução para o abastecimento de água de Caxias do Sul. Este sistema poderia abastecer duas vezes mais o número de habitantes.
O estudo de aproveitamento do arroio Dal Bó, foi concluído e, em 1925, na administração de Celeste Gobbato (1924-1928). Em novembro de 1928, entrava em operação o Sistema Dal Bó, inicialmente abastecido pela represa São Miguel e com água tratada na Hidráulica Municipal Dr. Borges de Medeiros.
Dante Marcucci (1935-1947), para garantir a demanda da cidade, ampliou a represa São Miguel e construiu a represa São Pedro, em 1943. Durante a administração de Hermes Webber, entre 1952 e 1955, o Sistema Dal Bó, recebia nova ampliação com a construção da represa São Paulo. A cidade continuou a crescer gradativamente e o Sistema Dal Bó tornou-se insuficiente. O problema da água era alarmante, as estiagens eram frequentes devido ao aumento da população, demandava maior consumo de água. Em 1963, iniciaram os estudos que visavam o aproveitamento do manancial do Arroio da Maestra. Naquele mesmo ano, era criado o Departamento Municipal de Abastecimento Público com a finalidade de administrar melhor o saneamento da cidade que se tornou autônomo. Em 05 de janeiro de 1966 era criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, uma autarquia encarregada do serviço de abastecimento de água e esgoto do município de Caxias do Sul.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Ata do lançamento da pedra fundamental da Hidráulica Municipal de Caxias.
Data: 14 de dezembro de 1925.
Em anexo: Carta para Celeste Gobbato, dando esclarecimentos sobre a aprovação do projeto da hidráulica municipal. Porto Alegre, 07/12/1925.
Convites expedidos pela Prefeitura Municipal de Caxias para inauguração da Represa São Pedro, ampliação da Barragem Dal'Bó.
Data: Novembro de 1943
Total de doc.: 16
Protocolo e Discurso proferido por Rubem Bento Alves, Prefeito Municipal de Caxias do Sul, na inauguração da ampliação e melhoramentos da Hidráulica Municipal.
Data: 22 de janeiro de 1959
Convites expedidos pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para a inauguração da ampliação da Hidráulica Municipal.
Data: 22 de janeiro de 1959
Total de doc.: 04
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
INFORMAÇÕES sobre saneamento e abastecimento de água em Caxias:
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal José Penna de Moraes ao Conselho Municipal em 1923, referente ao período de sua administração 1921 a 1923. p. 41-43.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1928, referente ao período de sua administração 1924 a 1925. p. 166-175.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1926, referente ao período de sua administração 1926. p. 43-45.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1927, referente ao período de sua administração 1927. p. 71-102.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1928, referente ao período de sua administração 1924 a 1928. p. 50-90.