Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1912 - 1944 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais
Documentos encadernados
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
O Serviço de Remoção de Materiais Fecais foi instituído em janeiro de 1913, como serviço da administração municipal. A justificativa para a implantação do serviço era assegurar a higiene pública. Antes da adoção do sistema de recolhimento, os dejetos eram lançados em fossas fixas correndo risco de infiltrações no solo (Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Major José Penna de Moraes ao Conselho Municipal em 15 de novembro de 1912, referente ao período de 15.11.1911 a 15.11.1912).
Para a realização do serviço foram então instalados nas residências cubos ou cabungos utilizados como depósitos para os materiais fecais. Em periodicidade determinada por regulamento era realizada a coleta, a substituição por cubos limpos e a eliminação do material recolhido. O serviço cedido na forma de concessão à empresa privada era executado pelos denominados cabungueiros, que recolhiam os cubos ou cabungos na zona obrigatória e o transportavam por meio de carroça ou carro adequado ao transporte para o local de eliminação (Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Major José Penna de Moraes ao Conselho Municipal em 15 de novembro de 1913, referente ao período de 15.11.1912 a 15.11.1913).
O serviço de remoção de materiais fecais era executado pela mesma empresa concessionária do recolhimento do lixo urbano e, se manteve até pelo menos 1942, quando foi encerrado o contrato de execução do serviço.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Serviço de Remoção de Materiais Fecais era executado como uma concessão por empresa privada, dessa forma, poucos são seus registros no acervo. O grupo documental se compõe da série correspondência recebida pela Administração Municipal com propostas de fornecimento de equipamentos, obras, avaliação dos serviços reformas; a série com documentos sobre equipamentos e manutenção no depósito de materiais fecais e a série requerimentos sobre o serviço.