Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1995 - 1996 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
25 (vinte e cinco) fitas cassete, 50 (cinquenta) discos de mídia, 25 (vinte e cinco) documentos eletrônicos de áudio, 34 (trinta e quatro) documentos eletrônicos de texto.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo

Em consonância com os preceitos da História Pública, o AHMJSA, por meio da Unidade Banco de Memória Oral, disponibiliza aos pesquisadores e à comunidade em geral, trinta e quatro entrevistas realizadas como parte dos eventos alusivos aos 120 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul (1995).
Com a premissa de que a História Pública se escreve com a comunidade, de modo a tecer caminhos e interlocuções entre passado e presente, os documentos foram elaborados com base na História Oral e criados por meio da interação entre entrevistador/entrevistado. O momento escolhido para a divulgação dos relatos em sua integralidade, neste ano de 2025, é os 150 anos da chegada desses imigrantes ao território.
Cabe ressaltar as ações do AHMJSA ao abrir cada vez mais suas portas à comunidade em geral, tornando-se palco de debates históricos prementes como a presença dos povos indígenas na região; migrações contemporâneas; movimento negro; identidades; gênero e raça; inclusão social, entre outros temas. Nesse sentido, os eventos culturais e os projetos desenvolvidos pelo Arquivo Histórico têm a finalidade de promover o debate e a proximidade com a população. A participação da Unidade Banco de Memória Oral se dá com a escuta dessa sociedade em constante transformação, além de salvaguardar e divulgar as narrativas, sejam elas histórias de vida e/ou relatos temáticos. O diálogo com a comunidade, - por meio de visitas guiadas, eventos, pesquisas presenciais e publicização do acervo na Plataforma AtoM -, promove mútua aprendizagem ao deslocar o lugar da instituição pública para a proximidade dos diferentes contextos sociais que a cercam e que a viabilizam.
Nesse território, cada vez mais plural, culturas de ontem e de hoje se entrelaçam e se desdobram em documentos que, à luz da análise, podem colaborar na compreensão de distintas visões de mundo. Como parte de iniciativas culturais que remontam ao início de sua história, o AHMJSA desenvolveu o projeto Vozes da Terra em parceria com a Rádio São Francisco, ao participar com documentos iconográficos e com a realização de entrevistas. As entrevistas que compõem o projeto foram posteriormente editadas e reproduzidas pela rádio e integradas à programação, a fim de divulgar a história da ocupação territorial pelos imigrantes europeus a partir de 1875. Esse projeto foi iniciado em maio de 1995, mês da chegada ao território, estendendo-se até maio de 1996. O intuito das entrevistas era conhecer a trajetória vivida pelos primeiros imigrantes por meio das reminiscências dos seus descendentes.
Extraído da edição de 21/12/1995 do jornal Pioneiro.
Os temas que nortearam a pesquisa e fundamentaram os roteiros das entrevistas foram a partida; a chegada à “Nova Terra”; a ocupação territorial; o trabalho agrícola, o comércio e o processo de industrialização; a fisionomia urbana e rural; a religiosidade; o lazer; os movimentos políticos; os meios de transporte; as Festas da Uva; a educação e as manifestações culturais. Nesse processo, coube à Unidade Arquivos Privados e ao Banco de Memória Oral o contato com os descendentes de imigrantes selecionados, a realização das entrevistas, bem como a elaboração dos roteiros. Todos as entrevistas foram realizadas e editadas nos estúdios da Rádio São Francisco. A Unidade Arquivos Privados, por sua vez, participou com o Projeto Retratos de Memória, em parceria com o Jornal Correio Riograndense, utilizando-se dos mesmos temas do projeto Vozes da Terra. Ambos os projetos culminaram na “Exposição Vozes e Imagens – uma memória de 120 anos”, desenvolvida em parceria entre o Museu e Arquivo Histórico Municipal, o Jornal Correio Riograndense e a rádio São Francisco, com o patrocínio da empresa Lupatec S/A. Nessa exposição, fotografias reproduzidas pelo fotógrafo Ruy Varella foram acompanhadas da sonorização de trechos das entrevistas.
Referências: Relatório da Comissão de Eventos dos 120 Anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – Comissão de Eventos – 20 de Junho de 1995. Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami - Unidade Arquivo Público. Caxias do Sul, 1995.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos referem-se ao projeto desenvolvido em virtude dos 120 anos da imigração em Caxias do Sul (1995-1996), em uma parceria do AHMJSA com a Rádio São Francisco. As temáticas presentes nas entrevistas abrangem aspectos como ocupação territorial, atividades econômicas, política, cultura e religiosidade dos imigrantes e seus descendentes.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Com o objetivo de resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
É vedada a veiculação da imagem em sítios da internet e páginas de redes sociais.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1318 e do e-mail: memoriaoral@caxias.rs.gov.br
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
As transcrições das entrevistas que fazem parte deste projeto estão disponíveis na íntegra.
Nota
Revisão e Indexação no AtoM: Fabiana Zanandrea e Graciela Deon Rodrigues.
