Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1900] - 2015 (Acumulação)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
13 (treze) documentos bibliográficos, 454 (quatrocentos e cinquenta e quatro) documentos iconográficos, 130 (cento e trinta) documentos textuais e 01 (um) documento tridimensional
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nascida a 21/11/1914 em Caxias – RS, Odila Zatti era a filha única do casal Fioravante Zatti (18/12/1892 a 10/03/1936; filho do casal Giacomo Zatti e Luisa Fregonese) e Leonilda Fasoli Zatti (26/09/1893 a 20/03/1969; filha do casal Giacomo Fasoli e Felicita Fabris), fundadores da casa de comércio que marcou época na então rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Borges de Medeiros e Alfredo Chaves.
Iniciou seus estudos no Colégio Pompéia das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, de Ana Rech, localidade de Caxias. Bastante avançada para a época, a jovem Odila dividia-se entre os bailes de Carnaval do Clube Juvenil, as férias em Torres – RS e as aulas de piano, pintura e dança – em especial o famoso charleston, tão em voga nos bailes dos anos 1920. Concluiu os estudos no Gymnasio Estadoal Feminino Nossa Senhora do Bom Conselho de Porto Alegre – RS: gostava muito das viagens de trem até à capital junto a outros estudantes de Caxias. Sua mãe, Leonilda, a visitava com frequência. Odila formou-se em 14/12/1934.
O título de Rainha da Festa da Uva chegou em janeiro de 1934, dois anos após um episódio que poderia ter comprometido toda a história, quando ainda em Porto Alegre contraiu febre tifoide, perdendo todo o cabelo. De volta a Caxias e recuperada da doença, a jovem de 19 anos foi eleita por voto popular e, na sequência do resultado, ovacionada na varanda de sua casa pelo público e pela Banda do Batalhão de Caçadores. A coroação deu-se em 24/02/1934, em cerimônia realizada no Clube Juvenil, com presenças de José Antônio Flores da Cunha, Interventor Federal, e Joaquim Pedro Salgado Filho, Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio.
Odila sagrou-se Rainha acompanhada pelas aias Yvonne Paganelli, Carmem Hipólito e Ilka Falcão Fontoura, e pelas princesas Alda Gomes, Julieta Dal Prá e Zaíra Pante, com quem participou do corso ocorrido durante a Festa, em um carro alegórico de dezessete metros de comprimento. Sua filha Marta relata que, ao contar a história aos filhos, imitava a música da banda e as palmas das pessoas para que deixasse suas imaginações correrem e que a mãe emprestava às filhas pequenas as pedras preciosas que integravam o traje oficial de rainha, para que brincassem. Sua coroa pertence, atualmente, à filha Vera Festugato De Carli; já o vestido de Odila foi doado ao grupo de teatro da Aliança Francesa, para ser utilizado nas montagens teatrais do grupo, atuante entre 1958 e 1964.
Odila Zatti casou com o médico Gaston Festugato, filho de Antonio Natale (20/08/1881 a 10/01/1970; filho de Giovanni Batista Festugato e Angela Pelosato) e Olga Boscaro Festugato (07/08/1886 a 27/12/1953; filha de Agostino Boscaro e Luisa Santini), em 27/09/1939, nascendo dessa união os filhos Carlos (14/02/1941), Beatriz (15/02/1942), Vera (17/01/1944), Marta (10/10/1950) e Maria (26/11/1954).
Ela faleceu em 13/09/1990, aos 76 anos, vítima de parada respiratória e problemas no fígado.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Entre Fevereiro e Março de 2018, Marta Festugato Lenzi, filha de Odila Zatti, doou documentos tridimensionais, textuais, iconográficos e bibliográficos acumulados por sua mãe para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Devido à doação, Marta foi convidada a gravar entrevista para a Unidade Banco de Memória Oral e teve o reconhecimento da importância de sua iniciativa documentada na coluna “Memória”, publicada no jornal Pioneiro e de autoria do jornalista Rodrigo Lopes; você pode ler a reportagem no link: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2018/03/memoria-para-recordar-de-odila-zatti-a-rainha-da-festa-da-uva-de-1934-10188069.html)
Informações acerca de datas, locais e identificação de pessoas foram extraídos do depoimento de Marta à Unidade Banco de Memória Oral e ao jornal Pioneiro, bem como do conteúdo deste fundo documental.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
O acervo foi doado por Marta Festugato Lenzi, filha de Odila Zatti, em 22/02/2018 e em 01/03/2018.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação acumulada por Odila Zatti, além de documentos póstumos acumulados pela família. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este ainda não recebeu intervenções técnicas de restauração, portanto, alguns documentos tem restrições de consulta. Os documentos integrantes do fundo tem caráter original.
Avaliação, seleção e eliminação
A documentação doada passou por critérios de avaliação para sua catalogação, sendo selecionada, codificada e acondicionada conforme o quadro de arranjo elaborado. Alguns documentos sem datas ou informações relevantes foram devolvidos à doadora, bem como fotografias reproduzidas de acervos cujos proprietários não foram identificados.
Incorporações
Não há previsão de incorporações.
Sistema de arranjo

FUNDO BR.RS.AHMJSA.AP.OZT – Odila Zatti
Série 01. Vida Privada
Subsérie 01.01. Genealogia
Dossiê 01.01.001. Fioravante e Leonilda Zatti
Dossiê 01.01.002. Maria Fasoli
Subsérie 01.02. Documentação Particular
Dossiê 01.02.001. Documentos pessoais
Dossiê 01.02.002. Documentos acumulados
Dossiê 01.02.003. Homenagens póstumas
Subsérie 01.03. Matrimônio
Dossiê 01.03.001. Gaston Festugato
Dossiê 01.03.002. Núpcias de Odila e Gaston
Subsérie 01.04. Viagens e Lazer
Série 02. Vida Escolar
Subsérie 02.01. Gymnasio Estadoal Feminino Nossa Senhora do Bom Conselho
Subsérie 02.02. A Febre Tifoide
Série 03. Festa da Uva
Subsérie 03.01. Odila Zatti a as Festas da Uva
Subsérie 03.02. Reinado e Festa da Uva de 1934
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com algumas restrições, dando-se preferência a acesso via Base de Dados (Sistema ABCD), nas dependências do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Condiçoes de reprodução
Os documentos textuais e bibliográficos podem ser reproduzidos por meio fotográfico ou digital, as fotografias podem ser reproduzidas por meio digital; em ambas as situações, é necessária a assinatura da Declaração de Uso de Imagens.
Idioma do material
italiano
português do Brasil
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este ainda não recebeu intervenções técnicas de restauração, portanto, alguns documentos têm restrições de consulta.
Instrumentos de descrição
Guia do Quadro de Arranjo disponibilizado na Base de Dados interna da Instituição e na plataforma de pesquisa online: arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
O acervo que foi doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado por documentos originais.
Existência e localização de cópias
O acervo que foi doado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado, em sua totalidade, por documentos originais, cujas cópias digitais foram cedidas à doadora.
Unidades de descrição relacionadas
- Documentos relacionados a Heitor Curra integram os fundos documentais “Obras Públicas” e “Gabinete do Executivo” do Arquivo Permanente da Administração Pública do acervo da Unidade Arquivo Público do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami;
- Entrevista produzida pela Unidade Banco de Memória do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami com a temática “História de Vida”, com Marta Festugato Lenzi, filha de Odila;
- Documentos e fotografias relacionados a Odila Zatti integram os fundos documentais Festa da Uva (FUV), Caxias Tênis Clube (CTC), João Spadari Adami (JSA), Família Saldanha (SAL), Studio Geremia (GER) e Julio Calegari (CAL), todos integrantes do acervo da Unidade de Arquivos Privados do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami;
- Livros que mencionam ou fazem relação a Odila Zatti estão disponíveis para consulta na Biblioteca de Apoio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Área de notas
Nota
Acervo com documentos, em sua maioria, em bom estado de conservação.
Nota
Raça/cor/etnia: NEGRA.
Pessoa com Deficiência (PCD) / Pessoas com Deficiência (PCDs).
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
- Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124p;
- Lei Nº 12.527, de 18/11/2011 (dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações);
- Conselho Internacional de Arquivos. ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. Adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Canberra, Austrália, 27-30 de outubro de 2003.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Processamento Técnico – Catiuscia Xavier; Digitalização de Imagens – Catiuscia Xavier.
Idioma(s)
português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Para elaboração da biografia de Odila Zatti, foram utilizadas informações trazidas pela doadora, Marta Festugato Lenzi, sua filha,e documentos do próprio fundo documental.
Para atribuição de data e locais de documentos, foram utilizados:
Documentos do próprio fundo documental;
Base de Dados do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Sistema ABCD);
Site do Centro de Memória da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul;
Colunas “Memória”, do jornalista Rodrigo Lopes, publicadas no jornal Pioneiro;
AS SOCIEDADES PRAIANAS NA ARQUITETURA DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. OTTO, Marione Denise. Dissertação apresentada ao Programa de Pesquisa e Pós - Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para obtenção de título de Mestre em Arquitetura. Área de concentração: Teoria, História e Crítica da Arquitetura Orientador: Prof. Dr. Cláudio Calovi Pereira. Porto Alegre, RS. 2016.
Nota do arquivista
Descrição de Dezembro de 2018 a Março de 2019.
