Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1883 - 2005 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais em maços e volumes encadernados
Mapas, plantas, levantamentos aerofotogramétricos
Zona do contexto
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Esse fundo documental compreende o núcleo sobre o qual se desenvolveram as primeiras ações da administração municipal quanto a iluminação; serviços (ruas, parques, praças, estradas, monumentos); edificações; terrenos e loteamentos; telefonia; usinas elétricas; equipamentos; fiscalização e planejamentos. Nos primeiros anos o responsável pelo exercício dessas ações, que recebia e encaminhava as solicitações, era o próprio intendente. A primeira estrutura administrativa instituída para cumprir essas ações foi a Inspetoria de Obras Públicas, aproximadamente em 1910. A estrutura da Inspetoria de Obras Pública foi modificada no decorrer dos anos, tendo funções inseridas, retiradas e sendo renomeada. Em 1927, aproximadamente, passou a ser denominada Diretoria de Obras Públicas e, consecutivamente, Diretoria de Obras e Saneamento, Diretoria de Obras e Viação Pública, até chegar a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos em 2012.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, transferido para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami – Setor de Arquivo Permanente da Administração Pública.