Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1947-2007 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais e encadernados
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
O Museu Municipal e a Biblioteca Pública Municipal foram criados pela Lei nº 2 de 03 de outubro de 1947, assinada pelo prefeito Demétrio Niederauer. Até 1967, o Museu Municipal funcionou em pequena sala do prédio da Biblioteca Pública Municipal, situada à rua Dr. Montaury (atual Casa da Cultura). O diretor da Biblioteca Pública respondia também pela direção do Museu Municipal. Sendo assim, os relatórios e as correspondências desse período, em sua maioria, eram feitos conjuntamente. Quando foi construída a Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, os documentos museológicos foram transferidos , temporariamente, para o Museu Cavaleiro Aristides Germani, anexo ao Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Lealdade.
Em março de 1975, por ocasião da Festa da Uva e das comemorações do centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Museu Municipal passa a funcionar em uma histórica edificação da rua Visconde de Pelotas. As sucessivas administrações mantém este espaço de identidade histórico-cultural acessível à população.
O Arquivo Histórico Municipal, criado em 05 de agosto de 1976 pelo Decreto Municipal nº 4047, funcionava em prédio anexo ao Museu Municipal. A então proximidade administrativa entre o Museu e o Arquivo Histórico Municipal propiciou a execução de atividades conjuntas, registradas em relatórios, projetos e publicações.
Em novembro de 1996, o acervo do Arquivo Histórico Municipal foi transferido para uma edificação do início do século XX. Pela Lei Municipal nº 4704 de 15 de setembro de 1997, foi denominado Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami em homenagem ao cidadão caxiense que manteve, por muitos anos, o Centro Informativo da História Caxiense, destacando-se como pesquisador e escritor. Em 29 de dezembro de 1998, pela Lei Municipal nº 5026, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi desvinculado administrativamente do Museu Municipal.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.