Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1923-1944 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Ofício expedido pela Intendência Municipal de Caxias ao Doutor Ulysses de Nonohay - Diretor do Serviço de Profilaxia do Estado do RS. Caxias. 05 de fevereiro de 1923.
Ofício expedido pelo Secretario do Município para o Doutor Ulysses de Nonohay em resposta a um telegrama que solicita número de leprosos. Caxias. 02 de maio de 1923.
Carta recebida do Doutor Ulysses de Nonohay referente as conferências em Caxias. 1926.
Carta do Doutor Carlos de Paula Soares para o Intendente Municipal para atuar no Dispensário anti-venéreo. Curitiba. 26 de julho de 1926.
Comunicação expedida pelo Intendente Municipal Celeste Gobbato para o Chefe do Serviço de Profilaxia Doutor Ulysses de Nonohay. Caxias. 19 de novembro de 1927.
Correspondência expedida para o Doutor Ulysses de Nonohay - Diretor do Instituto Eduardo Rabello de Porto Alegre. Caxias. 1929.
Relação de material entregue ao Dispensário Eduardo Rabello de Porto Alegre pelo Intendente Municipal Miguel Muratore. Caxias. 21 de abril de 1931.
Receituário do Dispensário Doutor Ulysses de Nonohay de Caxias. 1931.
Memorandos de retratos para carteira de saúde. Caxias. 1931.
Ofício expedido por Doutor Luiz Faccioli - Diretor do Dispensário Municipal para João B. Sambaquy. Caxias. 21 de setembro de 1934.
Correspondência, sobre mal de Hansem, entre a Diretoria de Higiene Municipal de Caxias e a Diretoria de Higiene e Saúde Pública do Estado do RS. 1937-1944.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Como resultado da instalação do serviço de profilaxia da sifilis e de moléstias venéreas atribuição da Diretoria de Higiene Municipal foi criado o Dispensário anti-venéreo Doutor Ulysses de Nonohay. Prestava atendimento ambulatorial, consultas, exames de urina, injeções e pequenas intervenções cirúrgicas. O dispensário funcionava em Caxias a cargo do Doutor Feliz Spinato e da enfermeira Anastacia Sperandio Gaio, ali eram realizadas consultas, injeções, curativos, intervenções e exames. A assistência de saúde aos carentes e aos funcionários da Intendência era incumbência do médico Silvio Pettinelli.
Nota
Relatos e imagens do Dispensário Doutor Ulisses Nonohay de Caxias estão no Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Celeste Gobbato ao Conselho Municipal de Caxias. 1924-1925. p. 76 e 81.
Nota
Ver em 08.01.09 Diretoria de Higiene Municipal, em ofício de 19.09.1945, há um questionário do Serviço Nacional da Lepra respondido pelo prefeito Dante Marcucci, que contém dados gerais do município.
Mais informações sobre lepra e leprosários htpp://www.leprosyhistory.org da Associção Internacional de Leprosário - Global Projext on the History of Leprosy, onde são citados documentos do AHMJSA e de vários acervos de arquivos e hospitais.
Nota
Ulisses Pereira de Nonohay, nascido em P. Alegre, RS, 9 jul. 1882 e falecido no Rio de Janeiro, 24 jul. 1959.
F.: João Pereira de Almeida, Barão de Nonohay e Amélia Martins Pereira de Almeida. Est. nos colégios Lívia Fontoura e Margarida das Dores, S. Maria; Escola Brasileira; e Ginásio São Pedro, P. Alegre. Médico pela Fac. de Med. de P. Alegre, 1906. Diretor do Posto Experimental do Ministério da Agricultura, P. Alegre. Chefe do Serviço de Profilaxia da Lepra e Doenças Venéreas do DNSP, Médico especialista em sífilis e doenças venéreas, id. Catedrático da Fac. de Med., onde lecionou Clínica Dermatológica e Sifiligráfica.