Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1883 - 1900 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 1747
Documentos encadernados: 17
Documentos cartográficos: 06
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Conforme o Decreto nº. 9.182, de 12 de abril de 1884 a Colônia Caxias, passou ao regime comum das demais povoações do Império, deixando de ser colônia para ser anexada como Distrito do Município de São Sebastião do Caí. Com a emancipação da colônia, a Diretoria da Colônia passou a denominar-se Comissão de Terras e Medição dos Lotes da ex-colônia Caxias, assim permanecendo até 1900 quando o escritório encerrou suas atividades em Caxias.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo é formado por documentos acumulados e produzidos pela Diretoria da Colônia e da Comissão de Terras e Medição dos Lotes da ex-colônia Caxias, tem uma trajetória peculiar. O primeiro relato da existência de um conjunto de documentos da Diretoria e Comissão de Terras reporta a um documento de 13 de novembro de 1906. Nessa data, a Intendência Municipal de Caxias, recebia um documento que relacionava documentos e peças provenientes do Escritório da Comissão de Terras da ex-colônia Caxias. A relação vinha assinada por Arnaldo Barbedo, Subdiretor da Diretoria Central da Secretaria de Obras Públicas do RS e documentava o repasse dos documentos e mobiliários daquele escritório para a Intendência Municipal de Caxias.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Séries: 01. Documentos administrativos
- Engenheiros-Chefe
- Palácio do Governo do RS
- Inspetoria Geral de Terras e Colonização
- Inspetoria Especial de Terras e Colonização
- Escritório da Comissão em Antônio Prado
- Escritório da Comissão em Alfredo Chaves
- Escritório da Comissão em São Marcos
- Requerimentos
- Comissão Liquidadora da Dívida Colonial
- Registro de Memoriais
- Cartografia
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.