Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1972-2010 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documentos textuais, encadernados e iconográficos
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Criado em 05 de agosto de 1976, pelo Decreto Municipal nº 4047, com o objetivo de guarda e gestão da documentação oficial e privada de interesse da história local e regional. Vinculado administrativamente ao Museu Municipal e funcionando em prédio anexo ao mesmo, ambos estavam subordinados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em 1997, pela Lei Municipal nº 4704 , foi denominado Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami em homenagem ao cidadão caxiense que manteve, por muitos anos, o Centro Informativo da História Caxiense, destacando-se como pesquisador e escritor, apesar de trabalhar como barbeiro e alfaiate. Os documentos por ele recolhidos e preservados foram fundamentais para o início da formação do acervo que hoje constitui o patrimônio documental público de Caxias do Sul. Em 1998, pela Lei Municipal nº 5026, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi desvinculado administrativamente do Museu Municipal, ano em que também foi criada a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural. Essas ações representaram não só um avanço significativo para o próprio Arquivo, mas também para a preservação da memória e do patrimônio, valorizando a cultura da cidade. A instituição destacou-se por sua dinamicidade naquele período inicial, desde a participação na elaboração das primeiras leis de proteção ao patrimônio histórico-cultural, até o desenvolvimento de atividades acima das suas reais possibilidades de orçamento, seja na realização de exposições e publicações, seja na classificação e guarda dos acervos recolhidos ou doados.
Entidade detentora
História do arquivo
O Arquivo Histórico Municipal foi criado em 05 de agosto de 1976 pelo Decreto Municipal nº 4.047, com o objetivo de guarda e gestão da documentação oficial e privada de interesse da história local e regional. Vinculado administrativamente ao Museu Municipal, funcionou em prédio anexo ao mesmo, até 1996. A proximidade administrativa entre o Arquivo e o Museu Municipal propiciou a execução de atividades conjuntas, registradas em relatórios, projetos e publicações.
Em novembro de 1996, o acervo do Arquivo Histórico Municipal foi transferido para uma edificação do início do século XX. Recebeu a denominação de Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami pela Lei Municipal nº 4.704 de 15 de Setembro de 1997, em homenagem ao pesquisador caxiense homônimo, por sua contribuição à preservação da história local.
O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi desvinculado administrativamente do Museu Municipal pela Lei Municipal 5.026, de 29 de dezembro de 1998.
O acervo documental do Arquivo começou a ser formado em 1975, durante as comemorações do Centenário da Imigração Italiana e, continua crescendo com os acervos recolhidos e doados. A instituição realiza o processamento técnico desses acervos e desenvolve atividades, como exposições e publicações.
O acervo documental do grupo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado por relatórios, atas, correspondências, projetos, registros fotográficos, documentação administrativa e pessoal, produzidos no exercício de suas finalidades.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo documental do grupo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami é formado por relatórios, atas, correspondências, projetos, registros fotográficos, documentação administrativa e pessoal, produzidos no exercício de suas finalidades.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.