Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

URL

área de descrição

história

Criado em 05 de agosto de 1976, pelo Decreto Municipal nº 4047, com o objetivo de guarda e gestão da documentação oficial e privada de interesse da história local e regional. Vinculado administrativamente ao Museu Municipal e funcionando em prédio anexo ao mesmo, ambos estavam subordinados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Em 1997, pela Lei Municipal nº 4704 , foi denominado Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami em homenagem ao cidadão caxiense que manteve, por muitos anos, o Centro Informativo da História Caxiense, destacando-se como pesquisador e escritor, apesar de trabalhar como barbeiro e alfaiate. Os documentos por ele recolhidos e preservados foram fundamentais para o início da formação do acervo que hoje constitui o patrimônio documental público de Caxias do Sul.
Em 1998, pela Lei Municipal nº 5026, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi desvinculado administrativamente do Museu Municipal, ano em que também foi criada a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural. Essas ações representaram não só um avanço significativo para o próprio Arquivo, mas também para a preservação da memória e do patrimônio, valorizando a cultura da cidade.
A instituição destacou-se por sua dinamicidade naquele período inicial, desde a participação na elaboração das primeiras leis de proteção ao patrimônio histórico-cultural, até o desenvolvimento de atividades acima das suas reais possibilidades de orçamento, seja na realização de exposições e publicações, seja na classificação e guarda dos acervos recolhidos ou doados.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Diretrizes do Plano Municipal de Cultura

Orientações técnicas do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)

Regimento Interno, aprovado pelo Decreto Nº 18.021, de 12 de fevereiro de 2016, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, segundo o qual tem como finalidade:

1. Promover a guarda, preservação, difusão e o acesso aos documentos de valor intermediário e permanente recolhidos dos órgãos da administração municipal;

2. Promover a guarda, preservação, difusão e o acesso aos documentos de valor permanente doados, adquiridos ou coletados de entidades privadas, famílias e indivíduos, testemunhos da história de Caxias do Sul e região;

3. Promover a preservação, difusão e o acesso ao acervo da Unidade Banco de Memória Oral e produzir, sistematicamente, novas entrevistas com enfoque à história de Caxias do Sul e região.

estrutura administrativa

Unidade Arquivo Público - APMCS

Unidade Arquivos Privados - AHMJSA AP

Unidade Banco de Memória Oral - AHMJSA BM

Setor de Conservação e Restauração, que atenderá a todas as Unidades do Arquivo Histórico Municipal, orientando quanto aos procedimentos de conservação e preservação do acervo e efetuando a sua restauração

Comissão destinada à avaliação do acervo a ser recebido, denominada Comissão de Avaliação de Acervo (CAA)

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

A primeira grande conquista da instituição refere-se ao próprio prédio, atual sede da instituição. Em 1979, a edificação estava por ser demolida e a equipe do Museu e Arquivo Histórico Municipal liderou uma exitosa campanha que contou com a participação da sociedade caxiense.

A forma encontrada para viabilizar a sua preservação foi inédita: uma parceria foi estabelecida entre a Prefeitura e empresários da cidade, tendo sido a área adquirida por 18 empresas que permutaram a edificação por índices construtivos a serem utilizados no terreno remanescente. A permuta condicionava a destinação do prédio: abrigar a documentação histórica do município.

Já propriedade do Município , durante a década de 1980 até meados de 1990, o prédio passou por várias reformas , sendo definitivamente entregue à comunidade, com total capacidade de uso, em dezembro de 1999.

A edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Estadual, por meio da Portaria 045/86, de 27 de novembro de 1986, e pelo Município de Caxias do Sul, em 22 de outubro de 2002.

Acervo

O acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami constitui-se de 3 (três) conjuntos documentais formados por:

I - documentação de origem pública: constituída por conjuntos documentais produzidos por órgãos da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, em decorrência de suas funções administrativas e por documentos produzidos por órgãos públicos estaduais ou federais, para integrarem o acervo do Arquivo, poderão ser recebidos, mediante análise da Comissão de Avaliação de Acervo.

II - documentação de origem privada: constituída por conjuntos documentais de diferentes suportes produzidos e/ou acumulados por indivíduos, famílias ou instituições de caráter privado.
Os documentos fotográficos, bibliográficos, audiovisuais, os periódicos e as entrevistas constituirão os acervos especiais tratados e arquivados de acordo com os suportes e as normas arquivísticas.

III - documentação produzida pela Unidade Banco de Memória Oral: constituído de entrevistas realizadas com enfoque à história de Caxias do Sul e região

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

INSTRUMENTOS DE PESQUISA
Guias de acervo