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Entrevista com Elisete Maria Mohr Frigeri Kaplan
BR RS AHMJSA BMO-01-08-002-H478 · Dossiê · 28/02/204
Parte de Acervo da Unidade Banco de Memória Oral

O dossiê refere-se à entrevista de Elisete Maria Mohr Frigeri Kaplan, sobre sua história de vida e seu trabalho no ramo dos restaurantes e lancherias. O relato evidencia o período de três meses em que esteve em estado de coma por consequência da contração da COVID-19, dos meses anteriores à entrada no Hospital do Círculo e posterior recuperação.
Constituem esse dossiê os itens:
SIN Síntese da entrevista com Elisete Maria Mohr Frigeri Kaplan;
TRA Transcrição da entrevista com Elisete Maria Mohr Frigeri Kaplan;
AUD- Áudios da entrevista com Elisete Maria Mohr Frigeri Kaplan.

Elisete Maria Mohr Frigeri Kaplan
Fundo Família Argenta
BR RS AHMJSA AP-ARG · Fundo · 1823 a 2009
Parte de Acervo da Unidade Arquivos Privados

Documentação produzida e acumulada pela família Argenta. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este ainda não recebeu intervenções técnicas de restauração, portanto, alguns documentos tem restrições de consulta. A maioria dos documentos textuais tem caráter original. Alguns documentos iconográficos tiveram suas informações prestadas pelo doador, Alexandre Luiz Arioli.

Família Argenta
Fundo Heitor Curra
BR RS AHMJSA AP-CUR · Fundo · 1869 - 2020
Parte de Acervo da Unidade Arquivos Privados

Documentação produzida e acumulada por integrantes da família Curra, além de documentos produzidos e acumulados por Nestor e Lourdes Curra, seus filhos. O acervo passou por higienização e acondicionamento primário antes de seu processamento; este ainda não recebeu intervenções técnicas de restauração, portanto, alguns documentos tem restrições de consulta. A maioria dos documentos textuais tem caráter original.

Família Curra
Diretoria da Colônia Caxias

A Diretoria da Colônia foi instalada, oficialmente, como núcleo colonial localizado aos fundos da Fazenda de Nova Palmira, em 06 de novembro de 1875, quando Pedro Ferreira Coelho, foi nomeado seu primeiro Diretor. O escritório da Diretoria da Colônia localizou-se desde 1876, em área destinada a servir como sede urbana do núcleo colonial, denominada de Sede Dante, também conhecida, como Campo dos Bugres. Em 11 de abril de 1877, comunicava a Inspetoria Especial de Terras e Colonização da Província do Rio Grande do Sul ao Dr. João Dias de Castro, Vice-presidente da Província que, por ordem da Corte, a “Colônia aos Fundos de Nova Palmira” passaria a ser denominada de Colônia Caxias (ver documento BR RS APMCS DIR-D-03-180). Competia a Diretoria Colônia Caxias e aos seus funcionários, os trabalhos de demarcação das áreas destinadas ao assentamento dos imigrantes, distribuição e aquisição de lotes rurais e urbanos, recepção dos imigrantes e atendimento de suas necessidades. Ao encargo do Engenheiro-Chefe da Diretoria da Colônia ficava a coordenação de uma equipe formada por engenheiros, agrimensores, escriturários, desenhistas e auxiliares, entre eles, médico e professor. Conforme o Decreto nº. 9.182, de 12 de abril de 1884 a Colônia Caxias, passou ao regime comum das demais povoações do Império, deixando de ser colônia para ser anexada como Distrito do Município de São Sebastião do Caí.

Diretoria da Colônia Caxias
BR RS APMCS DIR · Fundo · 1874 - 1900

O Arquivo da Diretoria da Colônia e da Comissão de Terras e Medição dos Lotes da ex-colônia Caxias, como um fundo de arquivo fechado, foi produzido e acumulado por um órgão público no decorrer de suas atividades, com período predominante entre os anos de 1881 a 1897.
Apesar da Colônia Caxias ser citada em documentos do Governo da Província do RS desde 1875, os documentos anteriores ao ano de 1881 são raros. Isso talvez se explique pelo incêndio ocorrido, em 02 de fevereiro de 1879, que destruiu a casa onde funcionava a Diretoria da Colônia Caxias, bem como, seus documentos, salvando-se alguns apontamentos de Luiz Manuel de Azevedo, Tesoureiro e, na época, Diretor Interino.

Quando do repasse do acervo documental da Diretoria da Colônia e da Comissão de Terras e Medição dos Lotes da ex-colônia Caxias, para o Arquivo Histórico Municipal, o arranjo feito por João Spadari Adami foi mantido, os maços costurados, colados e os livros.
Entre os anos de 1994 a 1995, os maços foram descosturados, os documentos foram descolados e os livros foram recuperados.
Em 1996, o acervo recebeu um tratamento documental de forma a tentar recuperar seu arranjo original. No novo arranjo do acervo procurou-se recuperar e identificar a estrutura administrativa a qual pertencia a Diretoria da Colônia Caxias e a Comissão de Terras e Medição dos Lotes.
Na organização do acervo, foram criados dois grupos documentais e 20 séries documentais dentro das quais foram classificados 1.972 documentos. Para sua identificação o arquivo recebeu o código DIR, seguido pelo número de ordem, para os documentos avulsos e o código DIR, seguido pelo número de ordem e a letra L, para os documentos encadernados.

Diretoria da Colônia Caxias
Mapas Estatísticos

Os Mapas estatísticos da ex-colônia Caxias contém os registros dos imigrantes, concessionários dos lotes coloniais e seus dependentes, com data de chegada ao escritório da Diretoria e Comissão de Terras, número do lote destinado, légua, travessão, data do título provisório e demonstração do débito dos respectivos concessionários à Fazenda Nacional.
Estes livros foram elaborados após a emancipação da Colônia Caxias, em 1884.
A relação de concessionários de lotes coloniais ou imigrantes contida nos livros não representa o registro completo de imigrantes chegados a Colônia Caxias.

Diretoria da Colônia Caxias