A documentação do subfundo Turismo foi organizada em séries documentais, contendo documentos textuais, publicações (folheteria) e documentos iconográficos
Prefeitura Municipal de Caxias do SulO subfundo Transportes e Viação Pública está organizado em quatro grupos documentais
O Subfundo Serviços Públicos reúne atividades consideradas necessárias, pela Administração Municipal, aos interesses da coletividade. Nesse acervo, encontramos os grupos documentais que tratam da limpeza urbana como o Serviço de Remoção de Materiais Fecais e o Serviço de Remoção de Lixo. O grupo documental formado pelo Cemitério Público Municipal, o grupo documental do Matadouro Municipal, o grupo Saneamento e o grupo Aeroporto Municipal. Devido à diversidade dos serviços e dos documentos que integram esses grupos, o nível de descrição do fundo serviços públicos, considera as séries e subséries a partir dos grupos documentais.
No Subfundo denominado Segurança Pública estão reunidos grupos documentais que tratam do serviço de policiamento e segurança do município. Para atender a responsabilidade da administração municipal com a segurança, foi criada, em 1892, a Guarda Municipal cuja organização e administração competiam ao Intendente Municipal. Para a execução do serviço de policiamento e manutenção da ordem foi organizada, em 1892, a Cadeia Pública que funcionava junto a Intendência Municipal.
Nesse subfundo estão também reunidos os grupos Delegacia de Polícia - presente em Caxias, ainda em sua fase como Distrito de São Sebastião do Caí - o grupo Brigada Militar e o grupo Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros foi mantido e administrado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul desde sua criação em 1935 até 1963, quando é encampado pela Brigada Militar do RS passando a integrar o Corpo de Bombeiros do Interior - Estação de Bombeiros de Caxias do Sul.
Nesse subfundo encontra-se um único grupo documental intitulado: Serviço de Saúde e Higiene Pública, organizado em onze séries documentais, e estas, organizadas em subséries documentais
No grupo Requerimentos e Processos Administrativos estão reunidos todos os requerimentos e solicitações encaminhados à Administração Municipal.
No grupo Recursos Humanos estão acumulados os documentos relativos à política, à administração e à execução das atividades de recursos humanos relativas aos direitos e obrigações dos servidores municipais.
No grupo Patrimônio estão reunidos os documentos relativos à administração de bens materiais, bens móveis e imóveis necessários ao desenvolvimento das atividades públicas.
No acervo documental desse Subfundo foram identificadas algumas Leis e Decretos Municipais relacionados ao Planejamento Municipal, que seguem listadas:
Lei Nº 4.741 de 24/11/1997; Lei Nº 5.047 de 30/09/1998;
Lei Nº 4.964 de 29/10/1998; Lei Nº 5.032 de 29/12/1998;
Lei Nº 5.138 de 18/06/1999; Lei Nº 5.225 de 22/10/1999;
Lei Nº 5.259 de 10/11/1999; Lei Nº 5.309 de 22/12/1999;
Lei Nº 5.572 de 19/12/2000; Lei Nº 5.613 de 17/04/2001;
Lei Nº 5.635 de 25/05/2001; Lei Nº 5.749 de 27/11/2001;
Lei Nº 5.779 de 20/12/2001; Lei Nº 5.855 de 25/06/2002
e Lei Nº 5.958 de 16/12/2002.
Decreto Nº 8.452 de 25/10/1995; Decreto Nº 8.750 de 19/11/1996;
Decreto Nº 9.020 de 09/09/1997; Decreto Nº 9.022 de 09/09/1997;
Decreto Nº 9.276 de 21/05/1998; Decreto Nº 9.604 de 21/05/1999;
Decreto Nº 9.656 de 07/07/1999; Decreto Nº 9.771 de 18/11/1999;
Decreto Nº 9.809 de 11/01/2000; Decreto Nº 9.812 de 14/01/2000;
Decreto Nº 10.127 de 19/10/2000; Decreto Nº 10.242 de 17/04/2001;
Decreto Nº 10.473 de 07/08/2001; Decreto Nº 10.477 de 15/08/2001;
Decreto Nº 10.495 de 31/08/2001; Decreto Nº 10.503 de 12/09/2001;
Decreto Nº 10.515 de 27/09/2001; Decreto Nº 10.530 de 19/10/2001;
Decreto Nº 10.543 de 08/11/2001; Decreto Nº 10.549 de 12/11/2001;
Decreto Nº 10.602 de 11/12/2001; Decreto Nº 10.611 de 19/12/2001;
Decreto Nº 10.624 de 08/01/2002; Decreto Nº 10.625 de 08/01/2002;
Decreto Nº 10.667 de 19/02/2002; Decreto Nº 10.682 de 19/03/2002;
Decreto Nº 10.679 de 11/03/2002; Decreto Nº 10.698 de 1º/04/2002;
Decreto Nº 10.734 de 04/04/2002; Decreto Nº 10.750 de 16/04/2002;
Decreto Nº 10.752 de 19/04/2002; Decreto Nº 10.817 de 21/05/2002;
Decreto Nº 10.924 de 14/08/2002; Decreto Nº 10.942 de 26/08/2002;
Decreto Nº 10.961 de 16/09/2002; Decreto Nº 10.984 de 14/10/2002;
Decreto Nº 10.996 de 04/11/2002; Decreto Nº 11.219 de 06/05/2003.
O subfundo Obras Públicas está organizado em três grupos documentais, e estes estão organizados em séries e subséries, chegando aos dossiês e itens documentais
O subfundo Habitação e Ação Social está organizado em três grupos documentais: Planejamento Habitacional; Registros Fotográficos e Estudos e projetos habitacionais, e estes, organizados em séries documentais
Prefeitura Municipal de Caxias do SulA documentação refere-se àquela produzida pelo Executivo municipal e por órgãos e departamentos administrativos para sua assessoria e aconselhamento. Integra esse acervo, o grupo Governo com séries de documentos legais como atos normativos, leis, decretos, leis orgânicas e orçamentárias, portarias administrativas e documentos comprobatórios como os acordos e contratos comerciais, registrados durante toda história administrativa do município. Outras séries foram organizadas por sua natureza temática, compreendendo planos de governo, planos diretores e registros de divisões territoriais do município.
Outro grupo é formado pela correspondência expedida e recebida pela Secretaria do Gabinete, organizada por órgão produtor e agrupada por tema.
Os grupos Conselhos Municipais, Comissões Municipais, Consultoria Jurídica do Município e a Assessoria de Imprensa foram organizados por seu caráter de assessoria. Os documentos das Subprefeituras foram ordenados por órgão produtor, da mesma forma o grupo Serviços Especiais. Um arranjo temático foi dado ao Grupo Estatística e Recenseamento.