Subséries 01 - Solenidades

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM-07-05-01-01

Título

Solenidades

Data(s)

  • 1925-1959 (Produção)

Nível de descrição

Subséries

Dimensão e suporte

Documentos textuais

Área de contextualização

História do arquivo

Em 1921, durante a administração do Intendente José Penna de Moraes (1912-1924), a população de Caxias era abastecida de água por uma pequena represa. Durante esta gestão foi construída a primeira represa da cidade. A pequena hidráulica, como era chamada, aproveitava quatro vertentes, situadas onde hoje se localiza o Parque Getúlio Vargas, conhecido como Parque dos Macaquinhos. As nascentes da pequena represa, no entanto, não eram suficientes. Penna de Moraes propôs, então, o início aos estudos que visavam o aproveitamento dos recursos hídricos do Arroio Dal Bó. A bacia oferecia um volume de 32 litros de água por segundo em período de seca. Nela estava a solução para o abastecimento de água de Caxias do Sul. Este sistema poderia abastecer duas vezes mais o número de habitantes.
O estudo de aproveitamento do arroio Dal Bó, foi concluído e, em 1925, na administração de Celeste Gobbato (1924-1928). Em novembro de 1928, entrava em operação o Sistema Dal Bó, inicialmente abastecido pela represa São Miguel e com água tratada na Hidráulica Municipal Dr. Borges de Medeiros.
Dante Marcucci (1935-1947), para garantir a demanda da cidade, ampliou a represa São Miguel e construiu a represa São Pedro, em 1943. Durante a administração de Hermes Webber, entre 1952 e 1955, o Sistema Dal Bó, recebia nova ampliação com a construção da represa São Paulo. A cidade continuou a crescer gradativamente e o Sistema Dal Bó tornou-se insuficiente. O problema da água era alarmante, as estiagens eram frequentes devido ao aumento da população, demandava maior consumo de água. Em 1963, iniciaram os estudos que visavam o aproveitamento do manancial do Arroio da Maestra. Naquele mesmo ano, era criado o Departamento Municipal de Abastecimento Público com a finalidade de administrar melhor o saneamento da cidade que se tornou autônomo. Em 05 de janeiro de 1966 era criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, uma autarquia encarregada do serviço de abastecimento de água e esgoto do município de Caxias do Sul.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Ata do lançamento da pedra fundamental da Hidráulica Municipal de Caxias.
Data: 14 de dezembro de 1925.
Em anexo: Carta para Celeste Gobbato, dando esclarecimentos sobre a aprovação do projeto da hidráulica municipal. Porto Alegre, 07/12/1925.

Convites expedidos pela Prefeitura Municipal de Caxias para inauguração da Represa São Pedro, ampliação da Barragem Dal'Bó.
Data: Novembro de 1943
Total de doc.: 16

Protocolo e Discurso proferido por Rubem Bento Alves, Prefeito Municipal de Caxias do Sul, na inauguração da ampliação e melhoramentos da Hidráulica Municipal.
Data: 22 de janeiro de 1959
Convites expedidos pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para a inauguração da ampliação da Hidráulica Municipal.
Data: 22 de janeiro de 1959
Total de doc.: 04

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

INFORMAÇÕES sobre saneamento e abastecimento de água em Caxias:
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal José Penna de Moraes ao Conselho Municipal em 1923, referente ao período de sua administração 1921 a 1923. p. 41-43.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1928, referente ao período de sua administração 1924 a 1925. p. 166-175.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1926, referente ao período de sua administração 1926. p. 43-45.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1927, referente ao período de sua administração 1927. p. 71-102.
Relatório apresentado pelo Intendente Municipal Dr. Celeste Gobbato ao Conselho Municipal em 1928, referente ao período de sua administração 1924 a 1928. p. 50-90.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados