Séries 02 - Registros Fotográficos

Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível
Resultados 1 até 10 de 10560 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM-15-01-02

Título

Registros Fotográficos

Data(s)

  • 1982 - 2004 (Produção)

Nível de descrição

Séries

Dimensão e suporte

Tiras de negativos de filmes:1.100

Área de contextualização

História do arquivo

O acervo da série de documentos audiovisuais e documentos fotográficos. Os documentos fotográficos são formados pelos filmes de negativos 35mm, provenientes da Assessoria de Imprensa, foi repassado em lotes para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, ao final das administrações, entre os anos de 1988 a 2003. Em 2005, o acervo de negativos flexíveis correspondente ao período de 1982 a 2003, juntamente com o acervo de matrizes digitais de 2003 a 2004, foi transferido do Setor de Fototeca do Arquivo Histórico Municipal para o Setor Arquivo Público do mesmo Arquivo, integrando os fundos de acervo da documentação produzida e acumulada pela Prefeitura Municipal. A esse conjunto de documentos, juntou-se outra série de imagens também em suporte digital, com fotografias produzidas durante as gestões municipais de 2004 a 2008 e 2009 a 2012.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Esta série é formada por subsérie de tiras de filmes de negativos flexíveis, em 35 mm, aproximadamente 90 mil fotogramas com imagens em preto e branco e coloridas. O arranjo original dos autores das imagens foi mantido na classificação. Os documentos foram acumulados pelo produtor ao longo das atividades e acompanhando as ações e eventos administrativos. Os negativos flexíveis foram agrupados cronologicamente (ano e data de produção), acondicionados em envelopes, nos quais constam algumas informações sobre o evento documentado. O suporte original, negativos flexíveis de 35 mm, dificultava a recuperação de informações e, também, a disponibilização do acervo fotográfico. A opção para descrição e acesso do acervo foi a digitalização das tiras de filmes de negativos, gerando matrizes digitais em positivo, dessas tiras de filme. A opção foi recriar em meio digital o arquivo analógico, portanto, o arquivo das matrizes digitais mantém o formato e o arranjo original das tiras de filmes de negativos. A partir dessas matrizes digitais, podem ser recortados os fotogramas gerando imagens de uso. Os envelopes foram então numerados, dentro do ano de produção das imagens, numeradas também as tiras de filmes de negativos dentro de cada envelope e os fotogramas em cada uma das tiras. A esse arranjo original foi acrescido um número que identifica o assunto das imagens. Esse número de assunto remete ao código usado para identificar os fundos do acervo da Prefeitura Municipal que remetem às funções da administração pública.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

As subséries foram organizadas a partir do ano de produção das imagens: 1982 a 2003.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Relação de fotógrafos:
Antônio Carlos Galvão (1982- 1988)
Mário André Coelho de Souza (1986-1988)
Ivone Marcarini (1986-1988)
Antônio I. do E. Santo (1988)
Nilo Tadeu Moreira (1989)
Gabriel Rodrigues Neto (1990-1991)
Valdeci J. Machado (1992-1993)
Marcos Dias da Luz (1994-1996)
Mário André Coelho de Souza (1997-2003)

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados