Séries 02 - Registros Fotográficos

• 1982 - 2004 (Produção)

Séries

Tiras de negativos de filmes:1.100

O acervo da série de documentos audiovisuais e documentos fotográficos. Os documentos fotográficos são formados pelos filmes de negativos 35mm, provenientes da Assessoria de Imprensa, foi repassado em lotes para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, ao final das administrações, entre os anos de 1988 a 2003. Em 2005, o acervo de negativos flexíveis correspondente ao período de 1982 a 2003, juntamente com o acervo de matrizes digitais de 2003 a 2004, foi transferido do Setor de Fototeca do Arquivo Histórico Municipal para o Setor Arquivo Público do mesmo Arquivo, integrando os fundos de acervo da documentação produzida e acumulada pela Prefeitura Municipal. A esse conjunto de documentos, juntou-se outra série de imagens também em suporte digital, com fotografias produzidas durante as gestões municipais de 2004 a 2008 e 2009 a 2012.

Esta série é formada por subsérie de tiras de filmes de negativos flexíveis, em 35 mm, aproximadamente 90 mil fotogramas com imagens em preto e branco e coloridas. O arranjo original dos autores das imagens foi mantido na classificação. Os documentos foram acumulados pelo produtor ao longo das atividades e acompanhando as ações e eventos administrativos. Os negativos flexíveis foram agrupados cronologicamente (ano e data de produção), acondicionados em envelopes, nos quais constam algumas informações sobre o evento documentado. O suporte original, negativos flexíveis de 35 mm, dificultava a recuperação de informações e, também, a disponibilização do acervo fotográfico. A opção para descrição e acesso do acervo foi a digitalização das tiras de filmes de negativos, gerando matrizes digitais em positivo, dessas tiras de filme. A opção foi recriar em meio digital o arquivo analógico, portanto, o arquivo das matrizes digitais mantém o formato e o arranjo original das tiras de filmes de negativos. A partir dessas matrizes digitais, podem ser recortados os fotogramas gerando imagens de uso. Os envelopes foram então numerados, dentro do ano de produção das imagens, numeradas também as tiras de filmes de negativos dentro de cada envelope e os fotogramas em cada uma das tiras. A esse arranjo original foi acrescido um número que identifica o assunto das imagens. Esse número de assunto remete ao código usado para identificar os fundos do acervo da Prefeitura Municipal que remetem às funções da administração pública.

As subséries foram organizadas a partir do ano de produção das imagens: 1982 a 2003.

Relação de fotógrafos:
Antônio Carlos Galvão (1982- 1988)
Mário André Coelho de Souza (1986-1988)
Ivone Marcarini (1986-1988)
Antônio I. do E. Santo (1988)
Nilo Tadeu Moreira (1989)
Gabriel Rodrigues Neto (1990-1991)
Valdeci J. Machado (1992-1993)
Marcos Dias da Luz (1994-1996)
Mário André Coelho de Souza (1997-2003)