Subfundos C - Comissão de Terras e Medição dos Lotes em Caxias

Documentos textuais: 1747
Documentos encadernados: 17
Documentos cartográficos: 06

Conforme o Decreto nº. 9.182, de 12 de abril de 1884 a Colônia Caxias, passou ao regime comum das demais povoações do Império, deixando de ser colônia para ser anexada como Distrito do Município de São Sebastião do Caí. Com a emancipação da colônia, a Diretoria da Colônia passou a denominar-se Comissão de Terras e Medição dos Lotes da ex-colônia Caxias, assim permanecendo até 1906 quando o escritório encerrou suas atividades em Caxias.

O acervo é formado por documentos acumulados e produzidos pela Diretoria da Colônia e da Comissão de Terras e Medição dos Lotes da ex-colônia Caxias, tem uma trajetória peculiar. O primeiro relato da existência de um conjunto de documentos da Diretoria e Comissão de Terras reporta a um documento de 13 de novembro de 1906. Nessa data, a Intendência Municipal de Caxias, recebia um documento que relacionava documentos e peças provenientes do Escritório da Comissão de Terras da ex-colônia Caxias. A relação vinha assinada por Arnaldo Barbedo, Subdiretor da Diretoria Central da Secretaria de Obras Públicas do RS e documentava o repasse dos documentos e mobiliários daquele escritório para a Intendência Municipal de Caxias.

Séries: 01. Documentos administrativos
02. Engenheiros-Chefe