Grupo 01 - Assessoria de Imprensa

Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível Tira de negativo flexível
Resultados 1 até 10 de 13095 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR RS APMCS PM-15-01

Título

Assessoria de Imprensa

Data(s)

  • 1913 - 2012 (Produção)

Nível de descrição

Grupo

Dimensão e suporte

Documentos audiovisuais
Documentos fotográficos
Documentos iconográficos
Documentos textuais

Área de contextualização

História do arquivo

As imagens fotográficas, reproduzidas em relatórios administrativos dos intendentes de Caxias do Sul, desde a década de 1910 a 1920, ilustravam as ações administrativas e testemunhavam os fatos e relatos. Apesar da inexistência de fotógrafos nos quadros de pessoal da Intendência, as imagens fotográficas foram produzidas para documentar obras e ações executadas pelo Município. Os autores das imagens eram contratados pela administração municipal para aquele propósito. No período anterior a 1970, os documentos fotográficos e audiovisuais registravam eventos, solenidades e obras importantes, mas não acompanhavam deliberadamente a sucessão de gestões municipais. A atividade de produzir imagens fotográficas para documentar ações administrativas, passou a ser atribuição da Assessoria de Imprensa, a partir da aprovação da Lei Municipal n° 1.856 de 09 de junho de 1970, que tratou da Reforma Administrativa e da criação da Assessoria de Imprensa, junto ao Gabinete do Prefeito. Os documentos fotográficos produzidos após a criação da Assessoria foram gerados e acumulados em suporte analógico e digital. A maior série das imagens em suporte analógico, repassadas ao Arquivo Histórico, é constituída de negativos flexíveis em 35 mm e, em menor número, documentos em positivo. Somente a partir de 2003, o suporte original das imagens fotográficas geradas pela Assessoria de Imprensa passa a ser digital. A aquisição de máquina fotográfica digital interrompeu a produção de negativos analógicos e a imagem original gerada passa a ser digital. A série descrita nesse guia é formada pelas imagens em suporte analógico de filmes de negativos em 35mm que, inicia em 1982 e, segue sem interrupções, até 2003, com cerca de 80 mil fotogramas ou imagens fotográficas. Porém, a classificação, a recuperação de informações e a disponibilização desse acervo ao produtor e ao usuário sempre foram dificultadas pelo seu suporte original - negativos flexíveis de 35 mm.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Visando resguardar o interesse público e cumprir a legislação vigente sobre o direito autoral (Lei nº 9.610/98) e de acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei nº 8.159/91), o usuário compromete-se a citar a autoria do documento reproduzido, bem como o nome da instituição que detém a guarda do original.
Em caso de citação de qualquer documento do acervo, o usuário compromete-se a realizar a indicação de fonte, autoria, local, data do documento e acervo.
É obrigatório manter a integridade da imagem do documento original. Estará sujeito à responsabilidade penal, civil e/ou administrativa aquele que utilizar os documentos reproduzidos de forma indevida.
Em caso de dúvida, entre em contato com a administração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para solicitar esclarecimentos por meio do telefone: (54) 3901.1405 e do e-mail: arquivopublico@caxias.rs.gov.br.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados