Grupo 01 - Assessoria de Imprensa

Documentos audiovisuais
Documentos fotográficos
Documentos iconográficos

As imagens fotográficas, reproduzidas em relatórios administrativos dos intendentes de Caxias do Sul, desde a década de 1910 a 1920, ilustravam as ações administrativas e testemunhavam os fatos e relatos. Apesar da inexistência de fotógrafos nos quadros de pessoal da Intendência, as imagens fotográficas foram produzidas para documentar obras e ações executadas pelo Município. Os autores das imagens eram contratados pela administração municipal para aquele propósito. No período anterior a 1970, os documentos fotográficos e audiovisuais registravam eventos, solenidades e obras importantes, mas não acompanhavam deliberadamente a sucessão de gestões municipais. A atividade de produzir imagens fotográficas para documentar ações administrativas, passou a ser atribuição da Assessoria de Imprensa, a partir da aprovação da Lei Municipal n° 1.856 de 09 de junho de 1970, que tratou da Reforma Administrativa e da criação da Assessoria de Imprensa, junto ao Gabinete do Prefeito. Os documentos fotográficos produzidos após a criação da Assessoria foram gerados e acumulados em suporte analógico e digital. A maior série das imagens em suporte analógico, repassadas ao Arquivo Histórico, é constituída de negativos flexíveis em 35 mm e, em menor número, documentos em positivo. Somente a partir de 2003, o suporte original das imagens fotográficas geradas pela Assessoria de Imprensa passa a ser digital. A aquisição de máquina fotográfica digital interrompeu a produção de negativos analógicos e a imagem original gerada passa a ser digital. A série descrita nesse guia é formada pelas imagens em suporte analógico de filmes de negativos em 35mm que, inicia em 1982 e, segue sem interrupções, até 2003, com cerca de 80 mil fotogramas ou imagens fotográficas. Porém, a classificação, a recuperação de informações e a disponibilização desse acervo ao produtor e ao usuário sempre foram dificultadas pelo seu suporte original - negativos flexíveis de 35 mm.