Fundos PM - Arquivo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Documentos encadernados
Documentos iconográficos
Documentos cartográficos

O Arquivo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul reúne o acervo permanente de documentos produzidos e acumulados pela Administração Municipal de Caxias do Sul, desde sua criação, por ato do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 20 de junho de 1890.
Para administrar provisoriamente o município, denominado Vila de Santa Thereza de Caxias, foram nomeados, em 28 de junho de 1890, os cidadãos Ernesto Marsiaj, Angelo Chitolina e Salvador Sartori. A Junta Governativa, como foi denominada provisoriamente, concentrou os Poderes Legislativo e Executivo. Em 20 de outubro de 1891, acontecia a eleição de sete conselheiros - o equivalente hoje ao cargo de vereadores - para compôr a primeira legislatura do Conselho Municipal de Caxias.
Coube então ao Conselho Municipal a gestão dos negócios públicos até a nomeação, em 5 de julho de 1892, do primeiro Intendente Municipal, Antonio Xavier da Luz. A nomeação do Intendente e a aprovação da primeira Lei Orgânica do Município, em 12 de outubro de 1892, formalizava a organização dos serviços públicos do município.
Nesse acervo aparecem dois produtores de documentos: a Intendência Municipal de Caxias (1892-1930) e, após 1930, a Prefeitura Municipal, denominações diferentes para o Executivo Municipal.